A PERSPECTIVA FREIRENA NA ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: REFLEXÕES DA MILITÂNCIA.

Eliábia de Abreu Gomes Barbosa, Rita de Cássia Lima Alves

Resumo


A posição ainda marginal ocupada pela Educação de Jovens e Adultos no interior das políticas públicas educacionais no Brasil suscitam reflexões e debates que devem ser levados a todas as instâncias do poder público, universidades, bem como aos movimentos sociais. O artigo socializa uma experiência de monitoria junto aos (as) educandos (as) do curso de Pedagogia noturno da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. A atividade, realizada por integrantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, objetivou aproximar os educandos de um contexto integral de aprendizagem crítica, atenta à problemática social, política, econômica e educacional da sociedade, e, sensibilizá-los à causa da EJA, procurando percebê-la como uma educação ao longo da vida. Uma das principais atividades realizadas foram as apresentações de experiências coletivas de Educação Popular. Os depoimentos dos (as) educandos (as), como: “a EJA não é apenas ensinar, é também aprender, e não está apenas na sala de aula, mas está inclusive nas ruas, nas casas, no campo, nas fábricas, enfim está na vida do povo”, nos dão provas de que fizemos jus tanto à proposta da disciplina, que visava à valorização do saber do outro, do respeito às formas de saberes, como também uma ação de militância junto à formação inicial dos (as) pedagogos (as). Nesse sentido, o texto também tem a pretensão de inspirar a militância da EJA a pensar novas possibilidades para ocupar os espaços formais de formação inicial de educadores (as).


Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Monitoria; Perspectiva freireana; Militância.


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