A EJA NA REDE MUNICIPAL DE NATAL: MOVIMENTO DE DESCONSTRUÇÃO NA HISTÓRIA COM O FECHAMENTO DAS SALAS DE AULA.

Liz Araújo

Resumo


RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar e opinar sobre o fechamento de salas de aula de Educação de Jovens e Adultos- EJA- na rede municipal de Natal no período entre 2013 a 2014, com fundamentos em dados históricos, críticos sociológico e normatizações legais. As possibilidades conceituais e contextuais nesse estudo abrem espaço de diálogo por vez questionador e reflexivo tecido no campo empírico da EJA, já que o fechamento de escolas e salas de aula que atuam nessa modalidade tem avançado na rede pública de ensino. A metodologia constitui-se nas abordagens qualitativa e quantitativa que orientam o trabalho de forma que os dados descritivos se contextualizam na análise histórica com dados estatísticos para ampliar a compreensão crítica do objeto de estudo na pesquisa. Nessa perspectiva a caracterização baseada, mais especificamente em dados históricos ajuda na contextualização da temática-Fechamento de salas de aula de EJA- bem como na definição das categorias de análise – O histórico de EJA em Natal, os fundamentos legais que normatizam a EJA e a estatística como o paradigma da ação. Nesse sentido buscou-se como estratégias de investigação a pesquisa documental, o diálogo interativo com a coordenadora do Setor de EJA na Secretaria Municipal de Educação – SME - e o estudo bibliográfico para fundamentação e análise dos dados. Algumas tipologias estão presentes no trabalho, Freire (1980); Pierro (2003); Arroyo (2005) além de documentos legais instituídos pelo Ministério de Educação – MEC.

 

PALAVRAS CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Legislação. Compromisso político.


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