PESQUISAFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO ALAGOANO DE LEITURA

Marinaide Lima Freitas, Adriana Santos Cavalcanti, Valéria Campos Cavalcante

Resumo


Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o desenvolvimento do Observatório Alagoano de Leitura em EJA que se caracterizou como dispositivo de pesquisaformação. Adotamos os princípios de uma investigação qualitativa, do tipo colaborativa. Em nosso meio acadêmico e ao longo da história são poucos os estudos que têm se debruçado sobre as práticas de ensino da leitura na EJA, em especial na de sala aula e, sobretudo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa colaborativa, assim essa experiência vem se caracterizando como uma proposta de intervenção inovadora. Como fundamentação teórica para a área de Educação de Jovens e Adultos em interface com as práticas de ensino da leitura. Os resultados indicam que o desenvolvimento de uma investigação colaborativa nos loci das escolas podem possibilitar o (re)pensar das práticas de ensino da leitura e, nesse contexto, saberes docentes são gerados pelos professores das escolas, sobre suas práticas, e pelos professores da universidade sobre o modo singular de fazer pesquisaformação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos, pesquisa colaborativa, formação continuada de professores, leitura.


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