UM ESTUD0 DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL EM RORAIMA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Flávio Corsini Lirio

Resumo


Este artigo enfoca a formação inicial e o lugar da Educação de Jovens e Adultos – EJA - nesse contexto. O os resultados desse estudo se referem a uma investigação realizada a partir da análise do projeto político pedagógico de um curso de Pedagogia de uma Universidade Federal de Roraima. A pesquisa analisa a maneira como está disposto na proposta pedagógica à formação inicial em EJA com vistas à habilitação e a inserção desse educador no campo de trabalho. É notória a crescente visibilidade que tem tido a EJA, dada as dificuldades das condições dos alunos e alunas trabalhadoras em concluírem os seus estudos, o que justifica a emergência dessa modalidade de ensino. No entanto, o estudo aponta uma fragilidade formação específico EJA. Sendo essa formação considerada como uma disciplina dentre outras e sem articulação com outros conteúdos. Os estudos nessa área apontam que a formação específica do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento da política de atendimento a parcelas significativas da população, que por várias razões foram sistematicamente prejudicadas e excluídas do direito de escolarização.

 

Palavras-chave: Formação Inicial; Educação de Jovens e Adultos; Profissionalização docente.


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