EU CONTO TU CONTAS... Histórias e Experiências para o Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem da EJA

Maria Lídia de Moraes Pinto

Resumo


Eu Conto Tu Contas... é uma experiência com histórias na EJA, desenvolvida inicialmente para educandos. O objetivo era verificar como a Arte de Contar Histórias poderia contribuir para os processos de aprendizagem; verificar as contribuições das histórias para verbalização das histórias pessoais; estudar a relação entre as dinâmicas propostas e a verbalização das histórias pessoais; analisar a aprendizagem dos educandos a partir da produção escrita e oral e a relação dos professores com esse aprendizado; e, por último, a partir das imagens registradas, analisar o desenvolvimento do processo corporal individual e do grupo como um todo. A metodologia da intervenção foi trabalhar com histórias na EJA na Escola Municipal Professor Reinaldo Ramos  Saldanha da Gama do município de Embu das Artes. Foram 12 encontros com educadores e educandos, entre 17 e 65 anos, do Termo 3 e do Termo 4 do segundo semestre de 2010: os seis primeiros ocorreram semanalmente, sempre às segundas-feiras, e os seis últimos, diariamente, durante uma única semana. A metodologia de análise da intervenção foi  feita com base nos pensamentos de Shulman para aprendizagem da docência que incluem a narrativa da experiência e a base de ensino. Os resultados das análises sugerem, de modo geral, um olhar e uma  escuta mais atentos para fazeres e dizeres corriqueiros de nossas salas de aula e  indicam também a participação dos educadores, não só como leitores/ouvintes da narrativa da experiência com histórias, mas como sujeitos participantes, visando a conscientização e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na EJA.


Texto completo:

PDF

Referências


CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem. Uma introdução a uma filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. Oxford. Ohio. – Universidade de Miami. In: FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo e leitura da palavra. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LARROSA, Jorge (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, no. 19, p. 20-28.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs.). A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 213-231.

_______. (2004) Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação.

MORAES-PINTO, M. Lídia de. Eu Conto, Tu Contas... Histórias para quem tem História – contribuições para a aprendizagem na EJA. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.