PROCESSO FORMATIVO ITINERANTE: MEMÓRIA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO POLO ACORIZAL/JANGADA.

Euzemar Fátima Lopes Siqueira

Resumo


A finalidade deste artigo é discorrer sobre o curso de Aperfeiçoamento ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a SEDUC/MT, distribuído em quatro polos ao entorno da capital do estado, cujo objetivo central do trabalho é demonstrar a experiência do polo de Acorizal/Jangada, organizado por alternância e por ser o único a adotar a itinerância. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação.  Como resultado observou-se que este formato possibilitou o conhecimento dos espaços e da realidade das salas anexas em seus momentos presencias. Conclui-se que este curso de aperfeiçoamento proporcionou o início de um diálogo entre a universidade e a educação básica, atendendo às especificidades das escolas do campo.

 

Palavras chave: Educação do Campo, Formação Continuada e EJA


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADA, Márcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara. A Construção de uma Política de Educação na Reforma Agrária. In: ANDRADA, Márcia Regina et al. (Orgs.). A Educação na Reforma Agrária em Perspectiva. São Paulo: Editora Ação Educativa, 2004.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Prefácio. In: KOLLING, Edgar Jorge; MOLINA, Monica Castagna. (Orgs.). Por uma Educação Básica. Brasília: Ed. Peres, 1999.

______. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

______. Política de Formação de Educadores(as) do Campo. Cad. Cedes, Campinas, 2007 Disponível em: . Acessado em: 21.07.2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: Um momento da Educação popular. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 36/2006. Brasília: MEC/CNE/CEB, 06.04.2006

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. FORUM EJA BRASIL – Relatório Síntese do IV Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/SECAD; UNESCO, 2012.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: D.O.U., 23.12.1996.

CALDART, Roseli Salete. O MST e Escola: Concepções de Educação e Matriz Formativa. In: CALDART, Roseli Salete; FETZNER, Andréia Rosana; RODRIGUES, Romir; FREITAS, Luiz Carlos. (Orgs.). Caminhos para a Transformação da Escola: Reflexões desde Práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretriz de uma caminhada. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. Cuiabá: Defantil, 2010.

MOLINA, Monica Castagna. Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos. Anais Enejas... Fórum Estadual Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso. São Paulo: Suplegraf, 2004.

SIQUEIRA, Euzemar Fátima Lopes. Políticas públicas educacionais para a população do campo e a inserção da agricultura familiar no programa nacional de produção e uso debiocombustível - PNPB: interfaces e controvérsias. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Departamento de Geografia. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, 2011.

SIQUEIRA, Euzemar Fátima Lopes; SOUZA, Frank E. Ferreira. Formação Continuada aos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas escolas do campo no estado de Mato Grosso. Anais... 2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos – PUC, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acessado em: 02/02/2015

TRINDADE, Domingos Rodrigues. A Alternância como elo de ligação na formação de educadores e educadoras do campo. Caderno CERU, Série 2, v. 22, Rev. USP, São Paulo, 2011. Disponível em: . Acessado em: 15/07/2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.