SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Paula Cabral, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

Resumo


O presente artigo analisa a Formação Continuada de Professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de compreender, nesse processo de formação, o “lugar” ocupado pela concepção de sujeito estudante de EJA. Esse artigo foi elaborado a partir da pesquisa de mestrado desenvolvida entre 2011 e 2013 que teve por base os processos de formação continuada em serviço, direcionados aos professores de EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A Formação Continuada de Professores para a EJA foi analisada com base em Arroyo (2003, 2005, 2006, 2011) e Barreto (1998, 2006). As reflexões sobre a concepção de sujeitos estudantes da EJA foram elaboradas a partir das apropriações das contribuições teóricas de Dayrell (1996) e Charlot (2000, 2001, 2003, 2013). Constatou-se que os processos de formação continuada, desenvolvidos junto aos professores, são marcados por descontinuidades e desarticulações e nesse contexto, as concepções de sujeitos estudantes estão presentes nas formações de modo difuso, numa dimensão um tanto quanto abstrata, o que induz à adoção de uma abordagem universalista sobre os mesmos. Diante disso, observa-se que as dinâmicas de formação nem sempre dão conta de conhecer os sujeitos que realmente frequentam a EJA.


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Referências


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