CURSO DE EXTENSÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Resumo


Ao narrar a experiência de um Curso de Extensão para Professores que atuam com a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), partimos da problematização das noções hegemônicas de educação, corpo e práticas corporais. Considerando a EJA como modalidade da educação básica, direito e devir deencontros, agenciamentos de pessoas, acontecimentos e eventos que podem materializar novasformassocietárias epráticaspedagógicas, objetivamos dialogar e contribuir com os desafios presentes nas escolas contemporâneas, os quais contêm diversas situações, experiências, tempos, espaços, práticas pedagógicas e sujeitos. Metodologicamente, com a colaboração de autores como Carmen Soares, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, Paulo Freire, René Schérer, aqui compartilhamos o realizado, ao longo dos últimos três anos, em co-parceria com Professores que constituem alguns dos cotidianos escolares de diferentes redes públicas de educação da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os resultados, preliminares, em diálogo com os sujeitos envolvidos, indicam a fragilidade da inserção e discussão das práticas corporais no cotidiano da EJA e, afirmam as formações de Professores/as, iniciais e permanentes, como local privilegiado para contribuir com a mudança dessa realidade.

Palavras-chave: Educação Física. Educação de Jovens e Adultos. Curso de Extensão.


Referências


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Brasília: CNE/CEB, Parecer 11/2000.

DAOLIO, Jocimar. Da Cultura do Corpo. Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

GALLO, Sílvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.

_____________ Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

JULIÁ. Disciplinas Escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES & Macedo. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 37-71.

KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e educação – Ensaios da filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Boaventura. A crítica da razão indolente. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SCHÉRER, René. Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Carmen et all. Metodologia do Ensino da Educação Física. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.