EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: OS DESAFIOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS NO COTIDIANO E NA IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EJA NO SISTEMA PRISIONAL NO ESTADO DE GOIÁS

Nelson Carneiro Júnior

Resumo


Ao estabelecer as diretrizes nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, o governo federal reconhece que a educação neste estabelecimento é um direito humano. O relato de experiência apresenta os desafios políticos e educacionais enfrentado pela atuação como professor da rede pública de ensino, na educação de jovens e adultos no sistema penitenciário do estado de Goiás. O desafio de atuar em um espaço de profunda desigualdade e violência indicou a necessidade de revisão de paradigmas educacionais, de experiências didáticas, revisão de teorias para que meu trabalho pudesse ser realizado. A necessidade de uma formação específica para a educação no sistema penal passa a ser uma tarefa crucial neste momento de discussão acerca da formação de um plano estratégico de educação no âmbito do sistema prisional brasileiro e a elaboração dos planos estaduais de educação.


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