PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EJA

Camila Petrucci dos Santos Rosa, Antonio Francisco Marques, Eliana Marques Zanata

Resumo


PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, criado e financiado pelo governo federal junto a Capes, o qual oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos de licenciatura, objetivando que quando graduados, se comprometam com o exercício da docência com qualidade na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. O trabalho tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas no campi de Bauru, especificamente na área da Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, atuando diretamente nas salas do Centro Educacional de Jovens e Adultos - CEJA. Participam do projeto os coordenadores do projeto, uma professora supervisora local vinculada ao CEJA, cinco professoras de salas de EJA e cinco alunas bolsistas do curso de Pedagogia, as quais participam nas salas de aula, de reuniões de orientação pedagógica com a coordenação do programa e, do grupo de estudos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Neste relato, nos restringimos a apresentação do relato das experiências significativas de uma das alunas bolsista. Os resultados apontam que há um crescimento no processo formativo da licenciada, tendo em vista todo o envolvimento e estudos realizados visando fundamentar a prática pedagógica.


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Referências


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