O CURSO DE PEDAGOGIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Alessandra Fonseca Farias

Resumo


Considerando o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e a necessidade de implementação de suas políticas públicas, problematizaremos neste trabalho a formação do licenciando que está sendo preparado para atuar nesta que é atualmente uma modalidade do ensino brasileiro. Pensamos que a formação inicial do Pedagogo deve considerar a especificidade de todas as modalidades de ensino, em especial a da EJA, uma vez que esse profissional terá a importante tarefa de oferecer às pessoas analfabetas, ou de baixa escolaridade, todo o conhecimento que teve negado ao ser excluído da escola, enfrentando de perto as reais necessidades e especificidades da EJA. Considerando a importância desse tema para a educação brasileira, pretendemos apontar aspectos que provoquem discussões sobre a temática, pois acreditamos que a percepção sobre a relevância dessa modalidade de ensino deve ser desenvolvida na formação inicial, a fim de que se formem professores com um posicionamento frente ao seu papel de formar adultos atuantes na sociedade através de sua cidadania assegurada pelo direito e o acesso à educação. Tendo em vista esses e demais aspectos problematizaremos a formação específica para o professor da EJA, defendendo o curso de Pedagogia como espaço de formação da identidade profissional do professor de jovens e adultos. A metodologia deste trabalho se utiliza da abordagem qualitativa embasada pelos estudos de Sandín Esteban (2010). 


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