REFLEXÕES DE DUAS ESTUDANTES E EDUCADORAS, A PARTIR DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS: O DIÁLOGO NA EJA

Eliane Aparecida Bacocina, Débora Sara Ferreira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-metodológica sobre o diálogo em Paulo Freire e sobre os modos como essa perspectiva dialógica, tão presente em seu método e em seus textos têm movido nossas experiências de ensino e pesquisa. Construímos nosso texto em forma de diálogo, considerando que essa é uma metodologia bastante presente nos textos de Paulo Freire, e nele vamos apresentando nossas experiências e reflexões. Reflexões que partem de nossa prática como educadoras e dos conhecimentos que adquirimos cotidianamente com nossos educandos, além de trazermos exemplos de nossas pesquisas, já realizadas ou em andamento. Como referencial teórico trazemos as obras de Paulo Freire A importância do ato de ler e Pedagogia da Autonomia. No diálogo apresentado, fazemos referência aos projetos de extensão e trabalhos de graduação, pós graduação, Mestrado e Doutorado que desenvolvemos e dos quais participamos. Entre os temas abordados estão os conhecimentos adquiridos a partir dos estudos de Paulo Freire, experiências de ensino, experiências de pesquisa, formação do educador e reflexão sobre a própria prática e a importância do diálogo e da valorização dos saberes dos educandos. Refletimos sobre o quanto o legado de Paulo Freire tem a nos ensinar nos dias de hoje e sobre o quanto é importante que a sociedade contemporânea retome seus conhecimentos, principalmente no que diz respeito à educação. Finalizamos o texto destacando três atitudes freireanas que consideramos necessárias para a educação no século XXI: compartilhar, ouvir e conhecer. Desafios que se fazem necessários para a sociedade atual.

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Referências


CAMARGO, Maria Rosa R.M.;JOAQIM, Felipe Ferreira. (Org.). PEJA Rio Claro como espaço de formação: nossas práticas, nossas histórias. 1 ed.São Paulo: Cutura Acadêmica, 2012, v. , p. 13-27.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

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