FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Onde está a EJA neste processo?

Sara Soares Costa Mamona

Resumo


Este artigo discute a formação inicial de professores que atuarão na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Como não há a obrigatoriedade de uma formação específica para atuação na modalidade, o que se pretende é pensar sobre a presença de discussões referentes à EJA nas licenciaturas mais especificamente na licenciatura em matemática. E neste sentido, questiona onde está a EJA na formação inicial de professores de matemática. Levantamentos preliminares demonstram que há poucos estudos sobre a EJA desde a formação inicial até a pós-graduação. Esta situação se agrava ao se tratar da presença da modalidade nas licenciaturas em Ciências Exatas. A ausência de estudos referentes à EJA durante a formação inicial dos professores nas mais diversas licenciaturas fica evidente quando esses profissionais precisam atuar em salas de Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas espalhadas pelo Brasil. Conhecer melhor a situação apresentada e implementar estudos, durante a formação inicial, numa atuação matemática na perspectiva da Etnomatemática, do respeito aos sujeitos e suas culturas pode ser um caminho possível para superar esta realidade. A opção metodológica adotada neste artigo foi de realizar, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica amparada por teóricos como D´Ambrósio, Freire, Gadotti, Fonseca, Haddad, Di Pierro, Moura e Leôncio Soares. Além da consulta a documentos oficiais produzidos pelo Brasil sobre a temática. As contribuições de Aires sustentaram a metodologia escolhida.


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