PRONERA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. DESAFIOS E CONQUISTAS

Marcia Aparecida Lima Vieira, Eliane de Santana Macedo

Resumo


Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre o processo de acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em salas de Educação de Jovens e Adultos, 1º segmento do Ensino Fundamental do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Trata-se de um projeto de parceria entre movimentos social, INCRA e Universidades. No caso específico: OMAQUESP -0 Organização das Mulheres assentadas e quilombolas do Estado de São Paulo, Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/SP e Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Especificamente abordo o histórico de uma educadora que devido às dificuldades dos alunos de acesso a sala de aula do assentamento, decidiu, por iniciativa própria, ministrar aulas para os alunos em pequenos grupos, em suas próprias casas. Tal iniciativa que teve um resultado surpreendente em temos de aprendizagem dos alunos. No entanto, demonstra o quanto as políticas públicas estão distantes do atendimento das necessidades de jovens e adultos que vivem no campo.


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Referências


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