O LEGADO DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO ELEMENTO CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DO CESPEB/EJA - UFRJ

Alessandra Nicodemos Oliveira Nicodemos

Resumo


Esse relato de experiência de Formação Continuada de Educadores de Jovens e Adultos no Curso de Especialização Saberes e Prática da Educação Básica (CESPEB/EJA), desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) procurará revelar e problematizar o caráter curricular, pedagógico e político central do referido curso, a saber: uma perspectiva formativa que se estrutura como desvelamento e socialização das experiências docentes na EJA– saberes e práticas - vivenciadas pelos cursistas em seus locais de atuação profissional ou de militância, a partir da atualização e do estudo do legado da Educação Popular.  A organização da grade curricular do curso e a sua metodologia procuram estabelecer um lugar para o confronto de tais experiências docentes com discussões teóricas e reflexões práticas, reconhecendo dessa forma a materialidade dos espaços cultivados e vivenciados pelos professores em seu trabalho e principalmente, problematizar o local rico e contraditório, complexo e instigante, desafiador e às vezes, desmotivador, onde circulam concepções e práticas dos professores que vivem o desafio diário de construir o conhecimento escolar com jovens e adultos trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro e que respostas contra hegemônicas podem ser construídas por eles no chão da escola.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

______________. A educação de jovens e adultos em tempo de exclusão. Alfabetização e Cidadania: Revista de educação de jovens e adultos, n° 11, 2001.

CHAUÍ, M. Ideologia e educação. Educ. Soc., Campinas, ano II, n. 05, p. 24-40, janeiro de 1980.

FÁVERO, O. Políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasilino SOUZA & SALES, educação de jovens e adultos: políticas e práticas educativas, Rio de Janeiro: Nau Editora/ EDUR, 2011.

NEVES, L. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonizai NEVES (org.) A nova pedagogia de hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NICODEMOS, A. As Teorias Críticas do Currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na educação de jovens e adultos in Currículos em EJA: saberes e práticas dos educadores. Rio de Janeiro: SESC, 2011.

VENTURA, J. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos. In SOUZA & SALES, educação de jovens e adultos: políticas e práticas educativas, Rio de Janeiro: Nau Editora/ EDUR, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.