CONCEPÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE DOS PROFESSORES DE DIFERENTES DISCIPLINAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Geraldo José Budel, Josmaria Lopes de Morais, Claudia Regina Xavier

Resumo


Interdisciplinaridade é um tema de discussão relevante no meio educacional principalmente devido à necessidade da superação da fragmentação do ensino, no entanto, nem sempre é compreendido e considerado nas práticas pedagógicas. Como forma de ampliar a compreensão sobre o conhecimento e as atitudes dos professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho apresenta como problema de pesquisa os questionamentos: Como os professores que atuam na EJA entendem o conceito de interdisciplinaridade? Consideram fundamental o trabalho de forma interdisciplinar? Conseguem perceber oportunidades de praticar a interdisciplinaridades com outras áreas? Diante de uma situação descrita conseguem relacioná-la com conteúdos de sua disciplina? O objetivo desta pesquisa foi verificar, as concepções que os professores de diferentes áreas do conhecimento da EJA têm sobre interdisciplinaridade e suas atitudes no sentido de utilizá-las em suas práticas pedagógicas. A justificativa da proposta está relacionada com a necessidade de abordagens interdisciplinares com relação a temas que possibilitem desenvolver a cidadania dos educandos. Os dados foram obtidos a partir da análise de um questionário respondido por 26 professores que atuam com diferentes disciplinas no Ensino Médio – EJA, na cidade de Curitiba – Paraná. A análise das respostas permitiu entendermos que os participantes da pesquisa têm diferentes concepções sobre interdisciplinaridade, consideram importante trabalhar de forma interdisciplinar e conseguem elencar conteúdos de suas disciplinas que poderiam estar relacionados com uma situação problema apresentada. 


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 8/2002; Diário Oficial da União, Brasília,26/3/2002, Seção 1, p.12.

______ Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.1996. Disponível em http:// portal.mec.gov.br/dmdocuments/confitea docbase.pdf. Acesso em 08/12/2014.

FAZENDA, Ivani Catarina A; GODOY, Herminia Prado (org.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2009, 278p.

FAZENDA, Ivani Catarina A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2002, 178p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro; 56ª ed. Paz e Terra, 2014, 253p.

___________. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro; 28ª ed. Paz e Terra, 2008, 123p.

GADOTTI, Moacir. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 2004, 105p.

JAPIASSU, H. Prefácio. In: Fazenda, I.C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 3ed. São Paulo: Loyola, 1991. 119p.

___________ Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, 138p


Apontamentos

  • Não há apontamentos.