A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEGITIMIDADE E RECONHECIMENTO DO PAPEL DO PEDAGOGO

Liamara Aparecida Toniolo Janz, Marília Andrade Torales Campos, Sonia Maria Chaves Haracemiv

Resumo


Este texto toma por referência a investigação sobre o papel dos pedagogos na organização do trabalho pedagógico nos Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJAs) da cidade de Curitiba, no que se refere à formação continuada de professores. Para tal, toma-se como ponto de partida o reconhecimento e a legitimidade do pedagogo como profissional responsável pela organização da formação em serviço do professor, considerando o tempo/espaço possível para concretização deste fazer pedagógico. O campo de pesquisa se delimitou aos sete CEEBJAs de Curitiba, e a população foi composta de treze pedagogas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário. As análises preliminares dos dados indicam que a identidade do professores dos CEEBJAs de Curitiba são construídas por meio dos conhecimentos adquiridos nas suas trajetórias profissional,  nas  experiências  dos seus trabalhos no cotidiano escolar, nos enfrentamentos, nas expectativas e na superação das dificuldades conforme suas possibilidades e limites diante do contexto histórico, econômico e social da EJA no Brasil. Compreende-se que o pedagogo é o profissional que pode contribuir com a formação continuada dos professores dos CEEBJAs diante de que a mesma prescinde por um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as próprias práticas pedagógicas que associadas à teoria compõe o todo necessário à construção permanente da identidade pessoal e profissional dos docentes que atuam na EJA.

Palavras-chave: Legitimidade do Trabalho Pedagógico. Tempo/Espaço de Formação Continuada. EJA 


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