A WEB: AUTORIA DOCENTE E COAUTORIA DISCENTE RESSIGNIFICANDO SABERES NA EJA

Gilberto Pereira Fernandes, Maria Olivia Matos Oliveira

Resumo


O presente relato de experiência é fruto das ações do projeto de extensão desenvolvido na UNEB/CAMPUSXVIII-Eunápolis, de fomento a mediação pedagógica no processo de ensino/aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) levando em consideração algumas potencialidades do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia adotada consistiu na seleção e aplicabilidade de Websites e outras ferramentas da Web que propiciam o ensino/aprendizagem na EJA, por meio da realização de oficinas pedagógicas em ambiente virtual, porém na modalidade presencial no laboratório do Campus. O objetivo central consistiu em apresentar possibilidades de ensino/aprendizagem na EJA mediada por computador através de ferramentas inovadoras e possíveis no ensino das disciplinas da matriz curricular da EJA no município de Eunápolis/BA. O professor coloca-se na condição de autor e é motivado a produzir seu próprio material didático a partir de novos recursos tecnológicos para aplicação em sala de aula e o aluno é visto como coautor, realizando as atividades propostas e fazendo inferências que possibilitam ao professor reavaliar o material produzido. Nessas oficinas ficou evidente que as TIC ganharam espaço no processo de ensino/aprendizagem na EJA, constituindo-se como elemento significativo de mediação pedagógica na formação do cidadão.  


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Referências


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