Diálogos em rede: o uso do Facebook na formação docente na Educação de Jovens e Adultos

Bárbara Tostes Machado

Resumo


O artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo investigar o uso das redes sociais digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) , tanto por professores quanto por alunos em situações educacionais. Os desafios da oferta de uma educação emancipadora passam pelo desenvolvimento e discussão sobre a presença, cada vez mais significativa das tecnologias digitais na vida cotidiana, com suas formas específicas de sociabilidade e de exclusão daqueles que não participam deste universo. A formação de docentes preparados para lidar com essa realidade é abordada através da observação de uma disciplina de graduação voltada para a formação de docentes para a EJA. O meio de comunicação utilizado pelos graduandos e a professora foi o Facebook. Através do estudo de caso, pode-se concluir, através das informações coletadas e da analise realizada, que a  aceitação foi positiva do uso desta rede social como meio de comunicação entre professores e alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.

BONILLA, Maria Helena S. Políticas públicas para a inclusão digital nas escolas. Revista Motrivivência. Ano XXII, nº 34, Porto Alegre, 2010.

CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar 2013.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Aula Inaugural. In: DA SILVA, Analise de Jesus. Diálogos com as juventudes presentes na EJA (p. 22). Belo Horizonte: Mazza, 2014.

DA SILVA, Analise de Jesus ettalli. Educadores de Jovens trabalhadores que estudam: aprendendo a ensinar. In: DA SILVA, Analise de Jesus. Diálogos com as juventudes presentes na EJA (p. 31-57). Belo Horizonte: Mazza, 2014.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009

GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna, 2014.

GIDDENS, Anthony.Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIOVANETTI, Maria Amélia G. C. A formação de educadores na EJA: o legado da educação popular. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 243-255.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008

PRETTO, Nelson; PINHEIRO, Daniel S. Escolas e Redes: conexões.In:TAVARES, Rosilene Horta ; GOMES, Suzana. Sociedade, educação e redes: desafios à formação crítica. Araraquara, SP: Junqueira & Martin, 2014.p.193-218.

SALES, Shirlei Resende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: Alguns desafios para o currículo do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.230-248.

SAMPAIO, Maria Nobre. Educação de jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões (p. 13-27). Práxis Educacional, v.5, n.7, jul/dez de 2009.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SPOSITO, Marília. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre a juventude e escola no Brasil. In: H. W. Abramo, & Pedro Paulo Martoni Branco.Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional (p. 87-127). São Paulo: Fundação Perseu Abramo e Instituto Cidadania, 2005.

SOARES, Leôncio. Do direito à educação à formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.P. 273-289.

SZYMANSKI, H. . A constituição de um ambiente de ensino e aprendizagem: acompanhando

um projeto de alfabetização. Teoria e Prática da Educação, v. 12, 2011.

TAVARES, Rosilene Horta; OLIVEIRA, Cristiana Chaves. Formação docente crítica em novas tecnologias.In:TAVARES, Rosilene Horta ; GOMES, Suzana. Sociedade, educação e redes: desafios à formação crítica. Araraquara, SP: Junqueira & Martin, 2014.p.243-279.

WERTHEIN, J. A. A sociedade da informação e seus desafios. Revista Ciência da Informação. Brasília, V.29, nº2, p.71-77. Mai/Ago 2000. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v2 n2.pdf. Acesso em: 21/11


Apontamentos

  • Não há apontamentos.