FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA E AS ESPECIFICIDADES DA SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: O PROGRAMA PARFOR NO CAMPUS DA UFMT DE BARRA DO GARÇAS MT.

Adriano Sebastião Lucas Santos

Resumo


Este texto resulta da reflexão sobre palestra ministrada para acadêmicos de geografia que cursam a modalidade segunda licenciatura do programa de Formação Professores da Educação Básica (PARFOR), no campus de Barra do Garças – MT da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O programa PARFOR, criado pelo Ministério da Educação (MEC), é destinado a reduzir as diferenças regionais brasileiras quanto à oferta de formação superior para professores. O MEC, implementou esse programa principalmente nas regiões nordeste, centro-oeste e norte, regiões que historicamente tem um déficit na formação de professores. O programa PARFOR, é implantado com apoio das universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação que disponibilizam professores e a infra-estrutura disponível em seus campus. O programa PARFOR, na modalidade de segunda licenciatura em geografia, esta instalado no campus de Cuiabá da UFMT desde de 2009,.e de Barra do Garças desde 2013. A duvida foi como discutir formação continuada, com professores profissionalizados em outras disciplinas e futuros geógrafos, que estão tendo acesso a uma formação com uma temporalidade e conteúdos muito diferentes daquela a que tive acesso na época da minha formação. O método escolhido para mediar ‘fala’ para os alunos foi o expositivo dialógico, um método amplamente utilizado na ciência geográfica para ministrar aulas, uma estratégia que se mostrou bastante eficiente porque o nosso objetivo neste encontro era refletir sobre a transmissão do conhecimento geográfico na temporalidade especifica do programa PARFOR na modalidade de segunda licenciatura.


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Referências


(CAPES 2010).

(MACHADO & CEDRO 2013).


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