UM OLHAR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA EJA NO CURSO DE GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP (CAMPUS DO BUTANTÃ)

Maria Clara Di Pierro

Resumo


A comunicação aborda brevemente a contribuição da Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo (FEUSP) ao campo da educação de jovens e adultos (EJA), lembrando alguns de seus mais destacados docentes pesquisadores que contribuíram para a formação de formadores ao longo das quatro últimas décadas. Menciona alguns dos principais projetos de extensão em andamento e lista as disciplinas oferecidas e as dissertações e teses defendidas no Programa de Pós Graduação na última década. Relata como essa temática é abordada na formação inicial de professores na FEUSP, detendo-se na experiência de um curso optativo e panorâmico sobre Políticas Públicas de EJA ministrado a estudantes Graduação em Pedagogia. Esse curso tem duas partes que abordam fundamentos da EJA (sociologia, história, pensamento pedagógico, políticas) e a caracterização dos sujeitos da aprendizagem, para então problematizar as políticas públicas vigentes em projetos de pesquisa em grupos, complementados com visitas didáticas a escolas que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras e de qualidade.

Palavras chave: Formação inicial de professores; Educação de jovens e adultos; Universidade de São Paulo


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.