FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Elionaldo Fernandes Fernandes Julião

Resumo


O trabalho consiste em relato do projeto de formação inicial e continuada dos professores de educação de jovens e adultos – EJA que vem sendo realizado no curso de Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Consiste na realização de uma série de ações de extensão, pesquisa e ensino que atende os profissionais e estudantes da região Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, destacando-se pesquisa diagnóstico da experiência de EJA; cursos de extensão sobre políticas de educação, práticas pedagógicas e diversidade dos sujeitos da EJA; organização de reuniões e eventos; disciplinas curriculares do curso de pedagogia; e de publicações de periódicos locais para divulgação de informações sobre a EJA para profissionais e estudantes interessados no tema. O projeto tem como objetivo a consolidação da política de educação para jovens e adultos na região, contribuindo com a formação dos profissionais, com a ampliação da discussão sobre a política implementada, assim como na mobilização da sociedade em geral para o acompanhamento, monitoramento e avaliação da política local. Em síntese, visamos contribuir para a efetivação e ampliação dos direitos à educação pública, gratuita e de qualidade para jovens e adultos da região.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilda, VILLARDI, Raquel. (orgs.). Múltiplas leituras da Nova LDB. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed., 1997.

ANDRADE, Eliane Ribeiro. As juventudes do “último turno”: produzindo outsiders na educação de jovens e adultos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2004.

BEISIEGEL, Celso de Ruy. Estado e educação popular. Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira Editora, 1974.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). A questão política da educação popular. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1980.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

_______. Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Formação dos Consultores Programa Brasil Alfabetizado. Brasília: SECAD, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação, sociedade e cultura. 2v. Trad. Roneide V. Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

ELIAS, Norbert, SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FÁVERO, Osmar (org.). A educação nas constituintes brasileiras. 1823-1988. 2.ed. rev. ampl. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2002.

GOMES, Jerusa Vieira. Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego. Revista Brasileira de Educação. Juventude e contemporaneidade. n. especial 5 e 6. Rio de Janeiro: ANPEd, mai. jun. jul. ago. set. out. nov. dez. 1997. p. 53-62.

IRELAND, Timothy D., MACHADO, Maria Margarida, PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: UNESCO: MEC, 2004.

LINHARES, Célia, TRINDADE, Maria Nazareth (orgs.). Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Juventude e contemporaneidade. n. especial 5 e 6. Rio de Janeiro: ANPEd, mai. jun. jul. ago. set. out. nov. dez. 1997. p. 5-14.

OLIVEIRA, Francisco de, PAOLI, Maria Célia (orgs.). Os sentidos da democracia. Políticas do dissenso e hegemonia global. Petrópolis: Vozes; Brasília: NEDIC, 1999.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP et alii, 2009.

PAIVA, Jane. Os sentidos da educação para jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP et alii: FAPERJ, 2009.

RIVERO, José Herrera. Educação e exclusão na América Latina: reformas em tempos de globalização. Trad. por Norisa Kassim Penteado. Brasília: Universa, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SPOSITO, Marília P. Estudos sobre juventude em educação. Revista Brasileira de Educação. Juventude e contemporaneidade. n. especial 5 e 6. Rio de Janeiro: ANPEd, mai.- dez. 1997. p. 37-52.

UNESCO. O Marco de Ação de Dakar. Educação para Todos: atingindo nossos compromissos coletivos. Cúpula Mundial de Educação. Dakar, Senegal: 26-28 abr. 2000.

________. Marco de Ação de Belém. VI CONFINTEA. Belém, Pará. 1-4 dez. 2009. Brasília: MEC: UNESCO, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.