O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM BASE NA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EJA

Vanildo dos Santos Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o alinhamento entre o projeto de pesquisa “O Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Matemática no Âmbito da EJA”, do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia e a Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos, elaborada pelo MEC. A revisão bibliográfica feita à Proposta apontou para a possibilidade de incluir práticas pedagógicas problematizadora, a qual Paulo Freire descreve em sua Concepção Dialógica de Educação, como uma busca ao estímulo à curiosidade, criatividade e criticidade dos educandos, em que os professores pretendam fazer uso de Materiais Manipuláveis nas aulas de matemática em turmas da EJA. Nesse caso, a Proposta Curricular deve subsidiar na resposta ao seguinte problema de pesquisa: quais são as possibilidades que os Materiais Manipuláveis, mediado por uma prática problematizadora e dialógica, podem contribuir para que os sujeitos da EJA se apropriem de conhecimentos matemáticos, considerando suas vivências, contexto, saberes e sua história? A metodologia aplicada consistiu na pesquisa bibliográfica da Proposta do MEC, com vistas a identificar elementos em que fosse possível discorrer sobre a importância em aprender matemática, enquanto direito básico e necessidade individual e social de jovens-adultos, confrontando esse princípio ao ensino de matemática baseado na memorização de regras e os centrados em conteúdos pouco significativos para os alunos da EJA.


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