DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA FASE ADULTA

Ackson Giorgio Dantas Morais

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de desenvolvimento e
aprendizagem na fase adulta a partir da identificação de perfil dos alunos e suas características provenientes, também procura propor uma estrutura para desenvolvimento das aulas. Para isso se tentou compreender e diferenciar o processo de aprendizagem entre adultos e crianças e também subsidiar a professores e profissionais da educação de jovens e adultos, material teórico referente a aprendizagem, que praticamente não se encontra no meio acadêmico. Procurei aliar a minha experiência como professor e coordenador pedagógico nesta modalidade auxiliado por conceitos teórico científicos de autores que discutem sobre o processo de desenvolvimento humano e aprendizagem na fase adulta. Foi desenvolvida uma pesquisa com parte teórica, onde conceitos sobre aprendizagem e desenvolvimento humano serviram de base para a construção de uma ação prática. Esta ação, ocorreu por intermédio de uma proposta estrutural de aula para EJA e foi aplicada em três espaços diferentes para compreender se tal proposição teórica se efetivava na prática.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune

and Stratton, 1963.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

DESSEN, Maria Auxiliadora e GUEDEA, Mirian Teresa Domingues. A Ciência do

Desenvolvimento Humano: Ajustando o Foco de Análise. Paidéia, 2005, 15(30), 11-20.

FOUCAULT, M. “Os corpos dóceis”. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Tradução

de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.