Submissão de Trabalhos

Poderão ser submetidos trabalhos para avaliação e apresentação em forma de pôsteres ou como comunicação oral. Os trabalhos devem ter caráter original e resultantes de investigação sistemática voltados para a temática da educação a distância (EaD) ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Os trabalhos podem ser selecionados para apresentação somente na etapa virtual ou nas duas fases do evento (presencial e virtual).

 

Podem ser submetidos trabalhos nos seguintes Grupos e Subgrupos Temáticos:

 

Grupo 1. Gestão e estrutura da educação a distância

1.1. Institucionalização e reestruturação  organizacional

1.2. Planejamento, organização e financiamento

1.3. Gerenciamento, controle de qualidade e difusão

1.4. Polos de apoio presencial

1.5. Desafios, estratégias e dificuldades

 

Grupo 2. Docência na educação a distância

2.1. Formação e saberes

2.2. Práticas e estratégias pedagógicas dos diferentes agentes

2.3. Profissão docente, coletividade e condições de trabalho

2.4. Planejamento, avaliação e acompanhamento

2.5. Desafios, estratégias e dificuldades

 

Grupo 3. Aprendizagem na educação a distância

3.1. Caracterização do estudante virtual

3.2. Organização dos tempos e espaços de estudos

3.3. Flexibilidade, personalização e estilos de aprendizagem

3.4. Acesso, equidade, evasão e permanência

3.5. Desafios, estratégias e dificuldades

 

Grupo 4. Tecnologias na educação a distância

4.1. Concepção e produção de materiais didáticos

4.2. Repositórios, objetos de aprendizagem e redundância de conteúdos

4.3. Padrões de qualidade e processos logísticos na produção e distribuição dos conteúdos

4.4. Multimídias: linguagens, signos e discursos em textos, imagens, áudios, movimentos etc.

4.5. Desafios, estratégias e dificuldades

 

Grupo 5. Educação a distância e sociedade

5.1. Democratização, universalização e interiorização da formação e do conhecimento

5.2. Flexibilidade e redimensionamento espaçotemporal

5.3. Diretrizes e referenciais de qualidade

5.4. Função social da educação a distância: trabalho, cidadania e emancipação

5.5. Desafios, estratégias e dificuldades

 

Orientações para submissão de trabalhos – Pôsteres

 

a) Envio do Resumo (expandido) para avaliação do trabalho: a avaliação dos trabalhos para apresentação em pôster se dará a partir de um resumo expandido (3 a 5 páginas), elaborado pelo(s) autor(es) interessado(s) conforme orientações específicas a serem fornecidas pela organização do evento. Esse resumo deve contemplar: título do trabalho, autores, instituição, agência financiadora (se for o caso), objetivos, procedimentos metodológicos, possíveis análises de dados, principais considerações finais e referências bibliográficas. O texto deve seguir a seguinte configuração: papel A4, margem esquerda com 3cm e margens superior, inferior e direita com 2,5cm, fonte Calibri, tamanho 12 e numeração da página no rodapé (centralizada). O texto deve ser enviado em formato .doc ou .docx

 

b) Formatação do pôster para apresentação na Etapa Presencial: os trabalhos aprovados para apresentação em pôster na etapa presencial devem ser impressos em tamanho de 80cm de largura por 90cm de altura, seguindo o “modelo” fornecido pelo evento. Assim como no resumo expandido enviado para a avaliação, a composição do pôster deve contemplar: título do trabalho, autores, instituição, agência financiadora (se for o caso), objetivos, procedimentos metodológicos, possíveis análises de dados, principais considerações finais e referências bibliográficas. Recomenda-se privilegiar informações visuais (gráficos, figuras e mapas conceituais, por exemplo).  

 

c) Exposição do pôster durante Etapa Presencial: O pôster deverá ser afixado, em local predefinido pela organização do evento, desde o início do dia da apresentação e ficará exposto durante todo o dia. A comissão avaliadora visitará os pôsteres no horário da apresentação de cada pôster.

 

d) Formatação do pôster para apresentação na Etapa Virtual: os pôsteres avaliados e aprovados para apresentação virtual devem ser formatados da mesma forma indicada acima para apresentação presencial. O arquivo deve ser convertido para o formato de PDF e disponibilizado no ambiente virtual indicado. Os autores deverão preparar e disponibilizar também o PDF do texto do resumo aprovado (com as possíveis reformulações sugeridas pelos avaliadores), um vídeo de até 3 minutos apresentando o trabalho, além de cinco itens de problematização do tema (isto é, cinco questões norteadoras do debate virtual).

 

e) Exposição do pôster durante Etapa Virtual: O ambiente do pôster deverá ser organizado pelo autor a partir de uma configuração predefinida pelo evento. Durante a Etapa Virtual do Simpósio, os autores deverão mediar as discussões na sessão do seu trabalho. As orientações específicas (como link, usuário e senha) serão fornecidas posteriormente aos autores dos trabalhos aprovados.

 

Orientações para submissão de trabalhos – Comunicação Oral (trabalho completo)

 

a) Envio do trabalho (escrito) para avaliação: a avaliação dos trabalhos completos se dará a partir de um texto escrito, conforme orientações específicas do evento. O texto deve ter configuração de artigo, incluindo: título do trabalho, resumo, palavras-chave, desenvolvimento da ideia, principais considerações finais e referências bibliográficas. A formatação do texto deve seguir o “modelo” fornecido pelo evento, seguindo a seguinte configuração: papel A4, margem esquerda com 3cm e margens superior, inferior e direita com 2,5cm, fonte Calibri, tamanho 12 e numeração da página no rodapé (centralizada). O texto deve ser enviado em formato .doc ou .docx

OBS.: Outras orientações (detalhadas) podem ser fornecidas posteriormente.

 

b) Orientações para apresentação nas Etapas Virtual e Presencial: após a avaliação e aprovação dos trabalhos, serão disponibilizadas orientações detalhadas para apresentação.

 

Exposição virtual: os autores dos trabalhos completos avaliados e aprovados deverão preparar a apresentação no ambiente virtual do evento, disponibilizando o arquivo PDF do texto completo aprovado (com as possíveis reformulações sugeridas pelos avaliadores), vídeo com 3 a 5 minutos, além da apresentação PPT. Ao longo do evento virtual, os autores deverão mediar um fórum de discussão no ambiente virtual.

 

Exposição oral: na etapa presencial, os trabalhos serão apresentados oralmente, em horário e local a ser informado posteriormente.

 

Processo de avaliação dos trabalhos:

 

Cada trabalho (pôster ou comunicação oral) será avaliado por dois especialistas. O processo de avaliação dos trabalhos está representado pelo fluxograma abaixo:

 

fluxograma