CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL
Resumo
Neste artigo trata-se da educação a distância, procurando identificar a estrutura e o funcionamento dos polos de apoio presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil e também o perfil dos coordenadores de polos presenciais, a partir de uma análise coletiva dos instrumentos oficiais de avaliação aplicados a estes polos presenciais. Para tanto, utilizou-se de pesquisa in locu e entrevistas. O recorte apresentado neste artigo é introdutório e se situa num estudo mais amplo, realizado em três regiões brasileiras Nordeste, Norte e Sul, liderado pelo Grupo “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”, ligado ao Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade Federal Fluminense. O ponto de partida conta com informações apresentadas no Censo Escolar de 2008, nos Censos do Ensino Superior de 2000 e 2010 e no SisUAB de 2012. Num segundo momento, as entrevistas com coordenadores, segundo a perspectiva de António Nóvoa de definir uma trajetória profissional docente, nos serviram de base. E, finalmente, a experiência das visitas cruzadas, como metodologia de pesquisa participativa, foi abordada.
Palavras-chave
Sistema Universidade Aberta do Brasil. Polos de apoio presencial. Coordenadores de polos. Avaliação de polos UAB. Políticas públicas de formação de professores.
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