AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Letícia Palhares Ferreira

Resumo


A presente reflexão deriva da experiência vivida e observada como coordenadora de tutoria e professora pesquisadora em cursos técnicos e superiores oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – e de estudos bibliográficos realizados acerca do tema avaliação. Tal artigo possui como objetivos discutir as formas possíveis de avaliação no ensino a distância – EAD; compreender como as ferramentas disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para que a avaliação direcione o [re]planejamento e a metodologia pedagógica e analisar como a avaliação pode ser um instrumento para mediar e incentivar a comunicação entre professores e alunos. No ensino a distância ela é a peça central no processo de ensino aprendizagem, pois o professor não conta com os recursos visuais dos alunos e, portanto, os trabalhos e atividades avaliativas  balizam o planejamento pedagógico e fomentam o diálogo entre professores e alunos.

Palavras-chave


Avaliação; Educação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.