A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD

Diogo Augusto Gonçalves, Paulo Roberto Montanaro, Joice Lee Otsuka, Glauber Lúcio Alves Santiago, Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges

Resumo


Este trabalho visa analisar algumas das primeiras experiências da equipe audiovisual da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos na utilização de ferramentas de elaboração de objetos interativos em três dimensões para a construção de conteúdos didático-educativos, aplicados especificamente na educação a distância. Para tanto, serão estudados os processos de produção de dois jogos. Um deles consiste em uma aplicação para elaboração de acordes, a ser aplicado no curso de Educação Musical. O segundo, por sua vez, é determinado como um laboratório de química virtual, da área de química analítica para os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Tecnologia Sucroalcooleira. É objetivo, portanto, problematizar os conteúdos criados (ou em desenvolvimento) com essa tecnologia e as implicações da escolha do 3D e da interatividade dela decorrente no que tange, sobretudo, o avanço do uso das mídias e tecnologias digitais na educação.

Palavras-chave


Educação a distância – jogos educativos – objetos de aprendizagem

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.