LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISTO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Viviane Raposo Pimenta, Leonardo Moreira Pereira

Resumo


No âmbito da LDB o exercício do direito a educação garantido constitucionalmente se dá, principalmente, como processo de formação abrangente, inclusive o de formação para a cidadania. É neste contexto que se apresentam as questões relacionadas à inclusão digital e aos multiletramentos, requisitos sem os quais não há como promover a Educação. Com o advento das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC -, aqueles que são de alguma forma excluídos socialmente, acabaram se tornando também excluídos digitalmente, não possuem capacidade de responder às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital porque não possuem habilidades para construir sentido a partir de textos multimodais e multissemióticos que mesclam palavras, elementos pictóricos, sonoros, numa mesma superfície. Diante de uma temática permeada por oposições internas optou-se pela abordagem do objeto pelo método dialético, por entender ser o mais adequado ao enfrentamento de uma temática de pontos e contrapontos.

Palavras-chave


Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; Direito à Educação; Exercício da Cidadania

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