ATITUDE PROATIVA E PRAXIS POLITICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL NA PEDAGOGIA EAD SEMIPRESENCIAL DA UNIRIO

Ana Kerlly Souza da Costa, Luiz Eduardo Marques da Silva

Resumo


O presente artigo aborda a experiência vivida no Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD semipresencial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro na Disciplina de Políticas Públicas em Educação. Foram analisados os diálogos na Plataforma Web, evidenciando-se a linguagem utilizada nas mensagens virtuais postadas pelas(os) discentes e a mediação da Tutoria a Distância como instrumento de desenvolvimento da competência social e aproximação discente do ambiente acadêmico. Abordamos a construção do discurso politico-educativo na perspectiva da formação para transformação social, superação do senso comum e ruptura com o saber fragmentado diante da relação do intelectual orgânico e sua práxis pedagógica que busca o comprometimento politico-social na ação–reflexão-ação. Acompanhando as Planilhas de notas das(os) discentes e os diálogos construídos na Sala de Tutoria foi perceptível a mudança do discurso e fundamentação teórica no desenvolvimento dos argumentos apresentados por muitas(os) superando a fragmentação do conhecimento pela utilização mediada do Estudo Dirigido on line como uma ferramenta de facilitação e construção dos conceitos. O saldo final dessa experiência inestimável foi muito satisfatório considerando os baixos índices de aprovação e os índices elevados de evasão dos semestres anteriores, onde obtivemos um percentual de 70% de aprovação na disciplina no Primeiro semestre de 2011, com um número de 666 discentes matriculadas(os). Os relatos das(os) discentes demonstrando a importância e eficácia do seus estudos comprovam, para nós, que a interatividade ocorrida na utilização desse instrumento metodológico realizou uma melhor aproximação entre discente-conteúdo, discente-tutor a distância e discente-coordenação da disciplina, além de produzir um hábito de acesso constante à Plataforma, elevar a autoestima das(os) discentes e promover movimentos de ruptura com o saber fragmentado, propiciando a superação do senso comum e construindo atitudes de comprometimento político-social como reconhecimento do papel de intelectuais orgânicos, responsáveis pela formação e transformação social.

Palavras-chave


Ead, práxis politica, linguagem

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