MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES ACADÊMICAS

Gláucia Jorge, Hércules Tolêdo Corrêa

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre as possibilidades e práticas acadêmicas de multiletramentos – digital, acadêmico e literário – de graduandos de Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto. A coleta de dados está baseada na aplicação de questionários, produção de memoriais de leitura e escrita, além de algumas práticas pedagógicas já experienciadas e outras em vias de experimentação. Embasamos teoricamente nosso trabalho numa concepção de linguagem como forma de interação social, bem como nos estudos contemporâneos sobre os multiletramentos. Entendemos como multiletramentos o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em diferentes domínios discursivos, que vão desde as habilidades com a linguagem verbal, oral e escrita, quanto outras semioses. No âmbito universitário, são produzidos conjuntos de gêneros discursivos, infinitos e enumeráveis, por isso mesmo há estudos que se ocupam estritamente do letramento acadêmico. Entretanto, alguns desses gêneros, são mais produzidos por professores e pesquisadores e, portanto, também são mais solicitados aos alunos e pesquisadores em formação: fichamentos, resumos, resenhas, relatórios de leitura e artigos científicos. O texto, em suas múltiplas formas, é visto como o objeto central da aula de Português, disciplina de caráter procedimental, não mais um conjunto de conteúdos gramaticais tradicionais – como a morfologia, a sintaxe, as figuras de linguagem... A produção e a recepção de textos de diferentes domínios discursivos, como o publicitário, o jornalístico, o literário, o comercial e o oficial, para citar apenas alguns, torna-se o objeto da aula de Português. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de um trabalho mais sistemático de letramento acadêmico e um trabalho de letramento literário que aproxime mais os alunos dos chamados cânones estéticos. Com relação ao letramento digital, como era de se esperar, os alunos apresentam elevada habilidade no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Palavras-chave


letramento(s); leitura; produção de textos; EaD.

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