DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL

Ramony Silva Reis Oliveira

Resumo


O objetivo principal dessa pesquisa foi identificar como se dá a interação na/da sala de aula virtual, mais especificamente nos fóruns de aprendizagem, do curso Letras Português, na modalidade a distância, nos cursos oferecidos pela UAB/Unimontes. A pesquisa teve cunho qualitativo e coletou-se dados nos fóruns das disciplinas Fonética e Fonologia e Aquisição da Leitura e da Escrita. Os resultados preliminares apontam para uma didaticidade pautada por estratégias discursivas e interacionais. Conclui-se que a didaticidade da/interação nas salas de aulas virtuais em estudo são construídas através de paráfrase, autocorreção, heterocorreção, reformulação reelaboração, cópia, síntese, aprofundamento. Por outro lado, as estratégias interacionais concorrem para o gerenciamento da interação e se atualizam pelas interações de elogio, motivação, entre outras.

Palavras-chave


Didaticidade; Ensino de língua materna; Educação a distância.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.