IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSO A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD

Alessandra Fracaroli Perez, Dyjalma Antonio Bassoli, Carmen Silvia Gonçalves Lopes, Jose Dutra de Oliveira Neto, Edson Walmir Cazarini

Resumo


Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade à distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Objetivou-se com o resultado que além de poder reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, também foi permitido observar que os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar desta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o Curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso.

Palavras-chave


presença social, educação a distância, capacitação docente, fórum.

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