Poderão ser submetidos trabalhos para avaliação e apresentação em forma de pôsteres ou como comunicação oral. Os trabalhos devem ter caráter original e relacionados à temática da educação a distância (EaD) ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. Os trabalhos podem ser selecionados para apresentação somente na etapa virtual ou nas duas fases do evento (presencial e virtual).
Podem ser submetidos trabalhos nos seguintes Grupos e Subgrupos Temáticos:
- Grupo 1.1. Gestão e estrutura da educação a distância: Institucionalização e reestruturação organizacional
- Grupo 1.2. Gestão e estrutura da educação a distância: Planejamento, organização e financiamento
- Grupo 1.3. Gestão e estrutura da educação a distância: Gerenciamento, controle de qualidade e difusão
- Grupo 1.4. Gestão e estrutura da educação a distância: Polos de apoio presencial
- Grupo 1.5. Gestão e estrutura da educação a distância: Desafios, estratégias e dificuldades
- Grupo 2.1. Docência na educação a distância: Formação e saberes
- Grupo 2.2. Docência na educação a distância: Práticas e estratégias pedagógicas dos diferentes agentes
- Grupo 2.3. Docência na educação a distância: Profissão docente, coletividade e condições de trabalho
- Grupo 2.4. Docência na educação a distância: Planejamento, avaliação e acompanhamento
- Grupo 2.5. Docência na educação a distância: Desafios, estratégias e dificuldades
- Grupo 3.1. Aprendizagem na educação a distância: Caracterização do estudante virtual
- Grupo 3.2. Aprendizagem na educação a distância: Organização dos tempos e espaços de estudos
- Grupo 3.3. Aprendizagem na educação a distância: Flexibilidade, personalização e estilos de aprendizagem
- Grupo 3.4. Aprendizagem na educação a distância: Acesso, equidade, evasão e permanência
- Grupo 3.4. Aprendizagem na educação a distância: Desafios, estratégias e dificuldades
- Grupo 4.1. Tecnologias na educação a distância: Concepção e produção de materiais didáticos
- Grupo 4.2. Tecnologias na educação a distância: Repositórios, objetos de aprendizagem e redundância de conteúdos
- Grupo 4.3. Tecnologias na educação a distância: Padrões de qualidade e processos logísticos na produção e distribuição dos conteúdos
- Grupo 4.4. Tecnologias na educação a distância: Multimídias: linguagens, signos e discursos em textos, imagens, áudios, movimentos etc.
- Grupo 4.5. Tecnologias na educação a distância: Desafios, estratégias e dificuldades
- Grupo 5.1. Educação a distância e sociedade: Democratização, universalização e interiorização da formação e do conhecimento
- Grupo 5.2. Educação a distância e sociedade: Flexibilidade e redimensionamento espaçotemporal
- Grupo 5.3. Educação a distância e sociedade: Diretrizes e referenciais de qualidade
- Grupo 5.4. Educação a distância e sociedade: Função social da educação a distância: trabalho, cidadania e emancipação
- Grupo 5.5. Educação a distância e sociedade: Desafios, estratégias e dificuldades
Orientações para submissão de trabalhos – Pôsteres
a) Envio do trabalho resumido para avaliação: a avaliação dos trabalhos para apresentação em pôster se dará a partir de um trabalho resumido (ver configuração abaixo), elaborado pelo(s) autor(es) interessado(s) conforme orientações específicas a serem fornecidas pela organização do evento. Esse trabalho resumido deve contemplar: título do trabalho, autores, instituição, agência financiadora (se for o caso), objetivos, procedimentos metodológicos, possíveis análises de dados, principais considerações finais e referências bibliográficas.
:: A formatação do texto deve seguir o “MODELO” fornecido pelo evento, com a seguinte configuração: papel A4, margem esquerda e superior com 3cm e margens inferior e direita com 2cm, fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento simples e numeração da página no rodapé (centralizada). O texto para apresentação como pôster deve ter de 10.000 a 15.000 caracteres com espaços. O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou .docx
b) Formatação do pôster para apresentação na Etapa Presencial: os trabalhos aprovados para apresentação em pôster na etapa presencial devem ser impressos em tamanho de 80cm de largura por 90cm de altura, seguindo o “modelo” fornecido pelo evento. Assim como no trabalho resumido enviado para a avaliação, a composição do pôster deve contemplar: título do trabalho, autores, instituição, agência financiadora (se for o caso), objetivos, procedimentos metodológicos, possíveis análises de dados, principais considerações finais e referências bibliográficas. Recomenda-se privilegiar informações visuais (gráficos, figuras e mapas conceituais, por exemplo).
c) Exposição do pôster durante Etapa Presencial: O pôster deverá ser afixado, em local predefinido pela organização do evento, desde o início do dia da apresentação e ficará exposto durante todo o dia. A comissão avaliadora visitará os pôsteres no horário da apresentação de cada pôster.
d) Formatação do pôster para apresentação na Etapa Virtual: os pôsteres avaliados e aprovados para apresentação virtual devem ser formatados da mesma forma indicada acima para apresentação presencial. O arquivo deve ser convertido para o formato de PDF e disponibilizado no ambiente virtual indicado. Os autores deverão preparar e disponibilizar também o PDF do texto do resumo aprovado (com as possíveis reformulações sugeridas pelos avaliadores), um vídeo de até 3 minutos apresentando o trabalho, além de cinco itens de problematização do tema (isto é, cinco questões norteadoras do debate virtual).
e) Exposição do pôster durante Etapa Virtual: O ambiente do pôster deverá ser organizado pelo autor a partir de uma configuração predefinida pelo evento. Durante a Etapa Virtual do Simpósio, os autores deverão mediar as discussões na sessão do seu trabalho. As orientações específicas (como link, usuário e senha) serão fornecidas posteriormente aos autores dos trabalhos aprovados.
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Orientações para submissão de trabalhos – Comunicação Oral (trabalho completo)
a) Envio do trabalho (escrito) para avaliação: a avaliação dos trabalhos completos se dará a partir de um texto escrito, conforme orientações específicas do evento. O texto deve ter configuração de artigo, incluindo: título do trabalho, resumo, palavras-chave, desenvolvimento da ideia, principais considerações finais e referências bibliográficas.
:: A formatação do texto deve seguir o “MODELO” fornecido pelo evento, com a seguinte configuração: papel A4, margem esquerda e superior com 3cm e margens inferior e direita com 2cm, fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento simples e numeração da página no rodapé (centralizada). O texto para apresentação como Comunicação deve ter de 28.000 a 35.000 caracteres com espaços. O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou .docx
b) Orientações para apresentação nas Etapas Virtual e Presencial: após a avaliação e aprovação dos trabalhos, serão disponibilizadas orientações detalhadas para apresentação.
Exposição virtual: os autores dos trabalhos completos avaliados e aprovados deverão preparar a apresentação no ambiente virtual do evento, disponibilizando o arquivo PDF do texto completo aprovado (com as possíveis reformulações sugeridas pelos avaliadores), vídeo com 3 a 5 minutos, além da apresentação PPT. Ao longo do evento virtual, os autores deverão mediar um fórum de discussão no ambiente virtual.
Exposição oral: na etapa presencial, os trabalhos serão apresentados oralmente, em horário e local a ser informado posteriormente.
OBS.: Outras orientações (detalhadas) sobre a apresentação de trabalhos (pôster e comunicação oral) podem ser fornecidas posteriormente.
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Processo de avaliação dos trabalhos:
Cada trabalho (pôster ou comunicação oral) será avaliado por dois especialistas. O processo de avaliação dos trabalhos está representado pelo fluxograma abaixo:
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ISSN: 2316-8722