PROPOSTAS DE OFICINAS - SIED:EnPED 2012
Como informado por email aos participantes, lembramos que apenas as seis oficinas abaixo serão oferecidas, no dia 20 de setembro, entre 13h30 e 16h30. Confira também o local em que serão realizadas.
Cod. |
TÍTULO OFICINA |
Local |
1 |
Acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais |
AT4-92 |
2 |
Animação 2D: do conceito inicial aos desenhos em movimento |
SIN 145 |
3 |
Construção de roteiros para objetos de aprendizagem em mídias interativas |
Auditório 1 BCO |
6 |
Planejamento Educacional em EaD – elaboração de planos de ensino e planos de aulas |
Webconf BCO |
7 |
Podcast: da elaboração da ideia ao produto final |
SIN 141 |
9 |
Recursos interativos para dispositivos móveis na EaD |
Auditório 2 BCO |
OBSERVAÇÃO: Para quem não recebeu o comunicado de que as outras oficinas foram canceladas, informamos que aqueles que pagaram por duas oficinas serão ressarcidos pela diferença (R$ 20,00).
................................................................................
Caros participantes do SIED:EnPED 2012,
A pedido de alguns participantes, fizemos uma consulta recentemente sobre o interesse dos participantes em frequentar alguma oficina no dia 20 de setembro (primeiro dia do evento - etapa presencial) durante o dia. Abaixo, temos uma relação de propostas de oficinas com breve descrição e responsáveis. Analise se é do seu interesse participar de alguma delas e preencha o formulário de oficinas.
OBS.: O participante deve pagar R$ 30,00 por oficina escolhida (independente do valor da categoria em que está inscrito). Para um participante fazer duas oficinas, há desconto (fica por R$ 50,00 as duas oficinas). Para uma oficina ser oferecida, é necessário que tenha no mínimo 10 inscrições.
Título |
Responsáveis |
Descrição |
1. Acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais |
- Priscila Cristina Fiocco Bianchi - Ana Paula Rodrigues da Silva - Ernesto Ferreira Galli |
A Coordenadoria de Processos de Ensino-Aprendizagem da SEaD-UFSCar tem como uma de suas funções o acompanhamento e a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos da modalidade a distância. Para isso, são desenvolvidos procedimentos e aplicados instrumentos visando obter informações acerca do processo de ensino e aprendizagem e do desempenho dos diversos sujeitos envolvidos: docentes, tutores e estudantes. Esse acompanhamento pedagógico das disciplinas subsidia o replanejamento das disciplinas ofertadas na modalidade EaD. |
2. Animação 2D: do conceito inicial aos desenhos em movimento |
- Gustavo Fonseca |
Nesta oficina buscaremos mostrar o processo de criação de uma animação 2D para EaD, através do software Adobe Flash, para isto abordaremos desde o momento da criação da ideia até o produto final, expondo e explicando cada uma das etapas, como criação e elaboração do roteiro, decupagem, definição do estilo de arte, confecção dos desenhos, exportação para animação, criação da animação e formatos finais de exportação. Para ilustrar claramente todo o processo, será utilizada a animação sobre Louis Braille, desenvolvida para a SEaD/UFSCar, explicando detalhadamente como ocorreram cada um dos processos. |
3. Construção de roteiros para objetos de aprendizagem em mídias interativas |
- Paulo Roberto Montanaro |
Com o crescimento das diferentes plataformas e dispositivos midiáticos, vivemos hoje no contexto de uma verdadeira cultura de convergência midiática. A narrativa ramificada em diferentes linguagens e tecnologias se mostra um caminho com bastante potencial na construção de objetos de aprendizagem interativos, agradáveis e instigantes, abrindo uma série de possibilidades de mediação entre os diferentes sujeitos envolvidos em processos de ensino-aprendizagem, principalmante em cursos e disciplinas na EaD. Deste modo, desenvolver conteúdos que possam se valer destas características se coloca como uma poderosa ferramenta na construção dialógica do conhecimento e a proposta desta oficina é elaborar algumas propostas de como planejar a construção de materiais didáticos interativos audiovisuais. |
4. Forma e conteúdo: o processo de preparação de materiais didáticos para EaD em diferentes plataformas |
- Jorge Oliveira - João Eduardo Justi |
Para que uma comunicação inserida em um processo de ensino-aprendizagem aconteça de modo eficiente e eficaz, é fundamental que o processo de definição sobre como as mensagens serão produzidas e transmitidas considere pelo menos dois aspectos: a forma e o conteúdo. Forma e conteúdo das mensagens devem ser pensados levando-se em conta o perfil do público interagente e o veículo/a plataforma por meio da qual a mensagem será transmitida. A oficina pretende apresentar noções básicas de preparação e apresentação de materiais didáticos para cursos em EaD, em diferentes plataformas. Para tanto, serão discutidos aspectos essenciais da diagramação como uso de fontes, cores, distribuição de imagens e textos, legibilidade e direcionamento ao público-alvo. A abordagem será mais intuitiva do que técnica, o foco não estará nos softwares, mas sim na sensibilização dos participantes diante dos diversos elementos que ele pode incorporar ou não ao seu material. Refletiremos também sobre a utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem: que tipos de materiais podem ser incorporados a elas? |
5. O processo de produção de audiolivros: do texto impresso à linguagem audiovisual |
- Douglas Pino |
A oficina tem por objetivo tratar de questões relativas à adaptação de texto escrito e à descrição de imagens para a linguagem audiovisual. Mais especificamente, explicitaremos o processo de adaptação dos materiais didáticos impressos da coleção UAB-UFSCar para o gênero audiolivro. Entre as questões que nos propomos a abordar, damos destaque para: a. Adaptação do texto escrito para o texto narrado. b. Audiodescrição de imagens. |
6. Planejamento Educacional em EaD – elaboração de planos de ensino e planos de aulas |
- Maria Angélica do Carmo Zanotto - Luciana Caretti |
Esta oficina pretende apresentar algumas questões relacionadas à temática do Planejamento Educacional em EaD, na Educação Formal, tomando-se como referência a seguinte premissa: o planejamento educacional em EaD assume particularidades que variam de acordo com o modelo pedagógico em EaD adotado pela instituição. Esta oficina objetiva que os participantes: >> compreendam os planos (ensino e aula) como instrumentos e guias de orientação para a ação docente no Ensino Superior, na modalidade EaD, e a importância de serem elaborados de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e Projetos Pedagógicos do Cursos – PPC, da Instituição que abriga a referida ação; >> compreendam a especificidade dos elementos componentes dos planos (ensino e aula) como uma hipótese de trabalho, fruto do processo de racionalização e organização da ação docente, desde que apresentem ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade; >> compreendam a importância da coerência e clareza na elaboração dos objetivos educacionais e sua relação com o Planejamento Curricular e do Ensino; >> apliquem estes conhecimentos na elaboração de um plano (de ensino e/ou de aula), de acordo com seus interesses, utilizando as ferramentas de apoio para o planejamento construídas na SEaD – Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar. |
7. Podcast: da elaboração da ideia ao produto final |
- Victor Romera |
Nesta oficina buscaremos sintetizar todas as etapas da produção de um podcast de qualidade em um misto de teoria e prática. Em um primeiro momento, serão abordados temas como: o que é e qual a finalidade de um podcast, como fazer um bom planejamento, o que é preciso ter e saber para fazer um podcast criativo, atrativo e interessante, como conseguir uma boa captação de áudio, o ruído e como lidar com ele e o uso da trilha sonorae como usar no podcast. Já a segunda parte será focada no programa de edição de áudio "Audacity". Veremos algumas de suas funcionalidades e como aplicá-las em seu podcast, ferramentas, erros mais recorrentes na edição (e como evitá-los) e a finalização. |
8. Produção de Jogos Eletrônicos Educativos |
- Diogo Augusto Gonçalves |
A Produção de Jogos Eletrônicos é algo para muitos abstrato, quais os passos a seguir o que é necessário para a produção de jogos, o que fazer, como funciona uma equipe, quais equipes estão envolvidas, como dividir essas equipes, qual o processo de produção? Essa oficina pretende responder todas essas perguntas, elucidando todos aspectos da produção de um jogo, bem como os documentos necessários para a produção, os chamados “Game Document Design”, “storyboard”, formato de roteiros e etc. Sempre tendo como apoio diversos exemplos advindos de produções de grandes empresas, traçando um paralelo com a produção independente de jogos, além de uma contextualização histórica sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Para finalizar a oficina cada participante desenvolverá uma proposta de jogo, desenvolvendo um esboço de historia, interface, ideia de interatividade. |
9. Recursos interativos para dispositivos móveis na EaD |
- Daiany Berenice Zago |
Em um momento onde as tecnologias estão cada vez mais presentes nos bolsos, nas mochilas e nas mãos das pessoas, conectando-as entre elas e com o mundo, compreender essa nova linguagem que emerge da interação com os dispositivos móveis se torna cada vez mais um caminho viável e com potencial enorme nos processos de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, esta oficina propõe uma série de possibilidades de utilização dos recursos existentes hoje para criação de objetos de aprendizagem interativos para tablets, smartphones e outros. Para atender esta demanda crescente, não somente na modalidade EAD, é preciso que profissionais de desenvolvimento de materiais didático-educativos estejam preparados, sendo necessária uma especialização em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Esta oficina irá abordar algumas possíveis aplicações, apresentando as novidades em softwares e recursos de interatividade, que permitirá o desenvolvimento para um material didático interativo e algumas pesquisas realizadas na área. Uma breve introdução em layout e design em publicações digitais. |
10. Utilização de Software Livre e Linux no Apoio à Educação a Distância |
- Daniel E. S. Ettore - Cristian Kawakami |
A oficina pretende tratar de: >> Licenciamento e Software Livre >> Razões para usar Softwares Livres >> Vantagens e Desvantagens dos Softwares Livres >> Resistência à mudança para Software Livre >> O que é Linux? >> Softwares Equivalentes do Windows no Linux >> Softwares Livre que podem ser utilizados em EaD |
11. Cursos de Formação em Tutoria Presencial e Coordenação de Polos na perspectiva da SEaD/UFSCar: uma análise crítica |
- Marcelo Araujo - Sandra Abib |
A Coordenadoria de Relações Institucionais (CoRI) da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar tem como competência promover cursos de educação a distância coerentes com os referenciais de qualidade traçados pela política de EaD da UFSCar. Nesse sentido, oferece cursos de Formação em Tutoria presencial e de Coordenação de polos com o objetivo de apresentar subsídios necessários para uma atuação eficaz e positiva do Tutor e do Coordenador em suas atividades cotidianas no polo de apoio presencial em que atua. Nesta oficina, serão apresentados os modelos de cursos elaborados pela CoRI/SEaD destacando o layout dos cursos, a divisão por unidades, a organização das unidades etc. Além da apresentação, a proposta será a de discutir com os participantes os modelos de cursos e, consequentemente, de problematizá-los instigando a análise crítica e a ressignificação de conceitos. Será proposta também aos participantes a elaboração de um curso (de forma breve e dinâmica) com o objetivo de sintetizar as discussões previamente ocorridas. |
ISSN: 2316-8722