EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: LACUNAS E POSSIBILIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Jaqueline Pereira Ventura, Maria Inês Bomfim

Resumo


O estudo busca contribuir para o debate sobre o lugar ocupado pela Educação de Jovens e Adultos - EJA na formação inicial de professores. Com base na legislação referente à formação de professores para a educação básica, em nível superior, nas diretrizes curriculares de cursos superiores selecionados, bem como na experiência da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O trabalho destaca que o direito e a identidade própria da EJA, bem como a necessidade de formação docente específica estão garantidos claramente na legislação. Entretanto, a EJA e a formação específica de professores para a modalidade continuam ocupando lugar secundário na produção acadêmica, em nível superior. Neste estudo, mostramos que a EJA ainda ocupa lugar pouco destacado não apenas nas propostas curriculares de formação inicial mas, também, na produção científica acadêmica. O artigo reflete sobre as causas desse quadro, problematiza a experiência da Faculdade de Educação da UFF, indicando, ainda, a potencialidade do trabalho desenvolvido no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, M. Formar Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/ UNESCO, 2006. p. 17-32.

ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Série Estado do Conhecimento, n. 6, Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator: Carlos Roberto Jamil Cury, aprovado em 10/05/2000. Diário Oficial da União, MEC/CNE/CEB, Brasília, 9 jun. 2000, Seção 1e, p. 15.

_______. CNE/CP. Parecer 09/2001, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, MEC/CNE, Brasília, 18 jan. 2002, Seção 1, p. 31.

_______. CNE/CES. Parecer 492/2001, de 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, MEC/CNE, Brasília, 9 jul. 2001b, Seção 1 e, p. 50.

_______. CNE/CES. Parecer 1.301/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001c. Diário Oficial da União, MEC/CNE/CES, Brasília, 7 dez. 2001, Seção 1e, p. 25.

________. MEC/INEP. Resultados Finais do Censo Escolar 2012: Brasília, 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula. Acesso em maio de 2013.

CARVALHO, R. V. O estado da arte das pesquisas em Educação de Jovens e Adultos na CAPES: período de 1987-2006. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, Curitiba, v. 4, n. 8, p. 117-130, jul./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: mar. 2012.

CÊA, G. A formação do ser social trabalhador no Brasil: ethos, modus e sapere. In: CÊA, Georgia (org). O Estado da Arte da Formação do Trabalhador no Brasil: pressupostos e ações governamentais dos anos 1990. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007

DI PIERRO, M. C. Balanço e perspectivas da pesquisa sobre formação de educadores/as de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, E. F. et al. (Orgs.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA. Porto Alegre, 2010.

_______. Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/ Unesco, 2006. p. 281-291.

FÁVERO, O. e FREITAS, M. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 36. P. 365-392, 2011.

FÁVERO, O.; RUMMERT, S.; DE VARGAS, S. M. de. Formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 30, p. 39-49, dez. 1999.

FANTINATO, M. C.; DE VARGAS, S. M. Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 34, p. 915-931, 2011.

FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: TIRIBA, L; CIAVATTA, M. (Orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. LIBER Livro e Editora UFF, 2011.

__________. Ensino Médio no Brasil: “Juventudes” com futuro interditado. TV Escola, Salto para o Futuro. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009, p.24-29.

GATTI, B.; BARRETO, E. (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GARRIDO, E. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/Inep, 2006. (Série Estado do Conhecimento, n. 10).

KUNZER, A.. A relação entre educação e trabalho: pressupostos teóricos. In: Ensino de 2º Grau: O trabalho como princípio educativo. SP: Cortez, 1997.

MACHADO, M. M. O professor. In: HADDAD, S. (Coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília, MEC/Inep/Comped, 2002. p. 25-47. (Estado do Conhecimento, 8).

MÉSZÁROS, Isteván. A educação para além do capital. Intervenção na abertura no Fórum Mundial de Educação, Porto Alegre, Brasil, 28/Jul/2004. Disponível em http://resistir.info/. Acesso em julho de 2009.

PORCARO, R. C. Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos. 2011. 186f. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

PEREIRA, J. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. especial, n. 68, dez. 1999.

____________. Estudos e pesquisas sobre formação de educadores de jovens e adultos: análise dos trabalhos e pôsteres aprovados na ANPEd (2000-2005). In: SOARES, L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/ Unesco, 2006. p. 187-201.

RIBEIRO, V. M. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 20, n. 69, 1999.

RUMMERT, S. M. Formação continuada de educadores de jovens e adultos: desafios e perspectivas. In: SOARES, L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/ Unesco, 2006. p. 123-140.

RUMMERT, S.M. et al. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd/Autores Associados, v.18, n.54, p. 717-799, 2013.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Trabalho preparado por solicitação do GT-15: Educação Especial, para ser apresentado na 31ª Reunião Anual da ANPEd, em 20 de outubro de 2008.

SOARES, L. Avanços e desafios na formação do educador de jovens e adultos. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, n. 47, p. 83-100, jun. 2008.

SHIROMA, E. e LEITE FILHO, D. Educ. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade Campinas, v. 32, n. 116, p. 725-743, jul.-set. 2011.

VENTURA, J. A trajetória histórica de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, L; CIAVATTA, M. (Orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. LIBER Livro e Editora UFF, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.