Anais do I SIED:EnPED - Relação de trabalhos apresentados no evento - Edição 2012.
Sumário
Artigos
UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA | |
Ana Cláudia Kasseboehmer |
CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL | |
Jorge Luiz Pierobon, Daniel Mill |
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG) | |
Limerce Ferreira Lopes |
O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM | |
Solange Sardi Gimenes, Jonathan Toczek, Washington Romão dos Santos |
INVESTIGANDO OS SENTIDOS E DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NUMA EXPERIÊNCIA DE EAD | |
Andrea Sales Borges dos Reis, Liliane Barreira Sanchez |
A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA EAD | |
Giovana Quini Friedrich |
ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO | |
Matheus Pereira Lobo |
JOGOS ELETRÔNICOS MUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL | |
Luzilei Aliel, Daniel Gohn |
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO NA MODALIDADE EAD | |
Elisa Gomes Magalhães, Adriana Helena Bueno, Alessandra Cardoso de Moraes, Ana Paula Gestoso de Souza, Consuelo Pereira de Sales, Filomena Maria de Arruda Monteiro, Rosa Maria Moares Anunciato de Oliveira |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE | |
Elissandra Silva Santos, Henrique Nou Schneider |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA | |
Cláudia Alexandra Bolela Silveira |
A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Kelly Katia Damasceno |
OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELO TUTOR DA DISCIPLINA TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II NAS FERRAMENTAS CHAT, FÓRUM, WIKI E QUESTIONÁRIO | |
Simone Ferreira de Assis |
ANÁLISE DO BLOG DA BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SUA PROPOSTA COMO FERRAMENTA COMUNICACIONAL COM OS SEUS USUÁRIOS | |
Gisele Castelani, Daniel Mill |
O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES | |
Débora Cristina Massetto, Aline Reali |
ATIVIDADES ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR: REDIMENSIONAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL PARA DOCENTES E ALUNOS | |
Enio Borba Carli |
ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES | |
Nara Dias Brito, Daniel Mill |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA | |
Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill |
EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO | |
Fernando Henrique Andrade Rossit, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira |
CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Regiane Sedenho de Morais, Maria de Lurdes Faleiros Viana, Rosangela Andrade Aukar de Camargo |
POLO UAB DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO A FORMAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS | |
Joelma Cellin, Alexandre Fraga de Araújo |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS | |
Mírian Queiroz de Souza Daniel, Maria Angélica Araújo Ribeiro |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA? | |
Merilin Baldan, Maria das Graças Figueredo da Silva Rezende |
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO TUTORIAL: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO | |
Eduardo Rodrigo de Souza, Fabiana Vigo Azevedo Borges |
O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO | |
Roselaine Ripa |
O USO DE FERRAMENTAS MULTIMIDÍAS E DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Luísa Emília Lima de Moraes Minus, Lucas Ximenes Boa Sorte |
A IDENTIFICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EaD NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | |
Maike Bauler Theis, Rita Buzzi Rausch |
AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
Letícia Palhares Ferreira |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRAVES NA ORIENTAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROJETOS EM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO | |
Maira Rejane Oliveira Pereira, Ilma do Socorro Santana Pinheiro, Zafira da Silva de Almeida |
A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD | |
Diogo Augusto Gonçalves, Paulo Roberto Montanaro, Joice Lee Otsuka, Glauber Lúcio Alves Santiago, Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges |
O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Laíssa Rodrigues Esposti Pacheco, Cristiano Farias Coelho |
LIVRO EM PUBLICAÇÃO DIGITAL INTERATIVA PARA EAD | |
Daiany Berenice Zago, Paulo Roberto Montanaro, Joice Lee Otsuka |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL | |
Diogo Silva Chagas, Martha Maria Prata-Linhares |
VIVÊNCIAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Fernando Paulo Rosa de Freitas, Roberto Tadeu Iaochite |
EXPERIÊNCIAS DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA GERAL DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAD) | |
Fabio Toshiro Taquicava Hanashiro, Márcia Noélia Eller, Cintia Akemi Oi, Thaysa Soares de Almeida Tardim, Edilson Fernandes Cipriano, Luis Gustavo Rodrigues Iemma, Fabiano de Mello Costa, Carlos Roberto Souza Silva |
REDE DE SENSORES LÓGICOS PARA AUXILIAR O MONITORAMENTO DE AVALIAÇÕES ONLINE EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Juliana Augusto Stocco, Joice Lee Otsuka, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Regina Borges de Araújo |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
Taitiâny Kárita Bonzanini, Reinaldo Chaves Teixeira, Katherine Batagin Piotto, Vanessa Minuzzi Bidinoto, Helen Penha |
A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS | |
Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni |
TECNOLOGIA, VULNERABILIDADE HUMANA E A FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Suiane Costa Ferreira, Maria Olívia Matos de Oliveira |
USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM | |
Andrieli Hedlund Bandeira, Liziany Müller, Cláudia Smaniotto Barin, Cristina Rigão Iop, Ricardo Machado Ellensohn |
SACERDOTI SUNT A MAGISTER? IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EAD | |
Mari Inez Tavares, Daisy de Brito Rezende, Camila Strictar Pereira |
A METODOLOGIA COLABORATIVA COM USO DE BLOGS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Nestor Almeida da Silva |
OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | |
Fabrícia Vellasquez Paiva, Valnei Alexandre da Fonseca, Tatiana Monteiro |
ISSN: 2316-8722