Nova relação de trabalhos aprovados

RELAÇÃO FINAL DE TRABALHOS APROVADOS para apresentaçao no SIED-EnPED 2012.

 

Obs.1. Incluimos os apresentadores dos trabalhos para relembrar a orientação do evento: um trabalho pode ter mais de um um autor ou apresentador, mas um autor só poderá apresentar apenas um trabalho. Para receber certificado e ter seu trabalho incluído nos anais, todos os apresentadores devem estar inscritos no evento (pagando inscrição).

Obs.2. Esta relação inclui TODOS os trabalhos aprovados para apresentação no SIED-EnPED. Entretanto, somente os trabalhos que incorporarem as reformulações propostas pelos avaliadores (especialistas e analistas técnicos) entrarão nos anais dos eventos.

Obs.3. As orientações sobre como os trabalhos foram avaliados estão no site do evento e as orientações específicas do que deve ser incorporado na versão final do trabalho seguirá por email. Pedimos que todos os autores com trabalhos aprovados observem no sistema se há anexo dos avaliadores com indicação de alterações (clique aqui para ver o tutorial de como ver os anexos e como enviar a versão final do trabalho).

Obs.4: Em atendimento a diversos pedidos de autores, estamos prorrogando para o dia 25 de agosto (preferencialmente antes das 18h).  

 

Relação FINAL de Trabalhos - SIED-EnPED 2012

 

Cod. 

TÍTULO DO TRABALHO 

APRESENTADOR 

111

A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES

FABIANO LEMOS PEREIRA

24

A ATIVIDADE DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA “ESTUDOS EM TRADUÇÃO LITERÁRIA”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PROPOSTAS A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E ESTUDANTES DE LETRAS

MARIA CLAUDIA BONTEMPI PIZZI

232

A AULA: ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

DURCELINA ERENI PIMENTA ARRUDA

152

A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL

ANDRÉ G. CORRÊA

215

A CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O MODELO E-LEARNING NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ELAINE MANDELLI ARNS

278

A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS

FELIPE PEREIRA HEITMANN

110

A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

KELLY KATIA DAMASCENO

59

A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA VIA COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SILVANA CORBELLINI

209

A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD

DIOGO AUGUSTO GONÇALVES

206

A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS

PAULO ROBERTO MONTANARO

148

A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METROLOGIA E DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE: PROPOSTA PARA CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

LUIZ ANTONIO SILVA DOS SANTOS

263

A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES.

CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS

171

A EAD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA?

RENATA GOMES DA SILVA

58

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CIDADÃ: POTÊNCIAS E DESAFIOS

DIOVANA PAULA DE JESUS

65

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA

TIAGO HENRIQUE KLENGEL BIASOTTO MENDES

22

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

JULIO CANDIDO DE MEIRELLES JUNIOR

264

A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM - ES

ADRIANA PAULA VIANA ALVES

311

A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES.

SILVANA SALES

229

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES

SANDRA REGINA DOS REIS RAMPAZZO / OKÇANA BATTINI

295

A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANTONIO CAVALCANTE FILHO

204

A IDENTIFICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EAD NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

MAIKE BAULER THEIS

144

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

RHAYANE STÉPHANE SILVA ANDRADE

62

A INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROPRIAÇÃO OU RESIGNAÇÃO?

NORINÊS PANICACCI BAHIA

343

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: EM FOCO O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU

MARISA PINHEIRO MOURAO

334

A METODOLOGIA COLABORATIVA COM USO DE BLOGS DESENVOLVIDOSNA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

NESTOR ALMEIDA DA SILVA

272

A PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UFMG

JESSICA NORBERTO ROCHA

336

A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS

NANCI NEVES CARDIM

157

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA

LUCIANE PENTEADO CHAQUIME

88

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOB O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DANIELA SALGADO GONÇALVES DA SILVA

284

A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA

MARIA TERESA ZAMPIERI

17

ABORDAGEM MULTIMÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A D DISTÂNCIA

SUZI SAMÁ PINTO

256

AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS

UBIRATAN CAMPOS

287

ALGUMAS DISCUSSÕES POSTADAS NO BLOG/GEPEF/UFSM RELACIONADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANA PAULA FACCO MAZZOCATO

193

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

ANTONIO LUIZ SANTANA

44

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG).

LIMERCE FERREIRA LOPES

261

ANÁLISE DA WEBCONFERÊNCIA COMO OBEJTO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LLICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - EAD - UFES

JOELMA ABREU SILVA

158

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL

DANIEL MILL

117

ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

MICHELY SANTOS ARAÚJO

137

ANÁLISE DO BLOG DA BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SUA PROPOSTA COMO FERRAMENTA COMUNICACIONAL COM SEUS USUÁRIOS

GISELE APARECIDA ZUTIN CASTELANI; DANIEL MILL (ORIENTADOR)

300

APRENDIZAGEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS (NTI’S): REFLEXÕES SOBRE O AUTONOMIA X TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS X VALOR DE IDEIAS

HELCIMARA AFFONSO DE SOUZA

43

APRENDIZAGEM NAS REDES SOCIAIS: COLABORAÇÃO ONLINE NA PRÁTICA DE ENSINO PRESENCIAL

ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA

131

APRESENTAÇÕES VIRTUAIS MULTIMÍDIA: A EXPERIÊNCIA DO LATIC/UERJ

MARCIA TABORDA

339

AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE

ELIAMAR GODOI

338

AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN

CARLA AGUIAR FALCÃO

146

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE GÓES

241

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL

DIOGO SILVA CHAGAS

245

AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

ENI DE FARIA SENA

279

ATITUDE PROATIVA E PRAXIS POLITICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL NA PEDAGOGIA EAD SEMIPRESENCIAL

ANA KERLLY SOUZA DA COSTA

153

ATIVIDADES ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR: REDIMENSIONAMENTO

ENIO BORBA CARLI

314

ATUAÇÃO DO PROFESSOR –TUTOR NO CONTEXTO DA DROMOCRACIA CIBERCULTURAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEISE SANTOS DO NASCIMENTO

97

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCO ANTONIO NICOTARI

373

AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU

MARISA PINHEIRO MOURAO

37

AVALIAÇÃO E GESTÃO DA TUTORIA: UMA DUPLA PERFEITA PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO

KARINA ABRANCHES DE FARIA BERTI

307

AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS

HELIO DE OLIVEIRA

251

AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE TUTORES

CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA

205

AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

LETÍCIA PALHARES FERREIRA

348

AVALIANDO UM CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

CARMEN MARIA CASQUEL MONTI JULIANI

106

BREVES DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS ANOS NOVENTA ATÉ O MOMENTO ATUAL

EDIANE CAROLINA PEIXOTO LOPES MATURANO

289

CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUCIANE M. CORTE REAL

192

CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL

MONICA PAGEL EIDELWEIN

164

CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU-SENSU) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REGIANE SEDENHO DE MORAIS

178

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO TUTORIAL

FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES

176

COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

STELAMARY APARECIDA DESPINCIERI

363

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA

395

CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL

INAJARA SALLES VIANA NEVES

293

CONHECIMENTO E HABILIDADES DOS DOCENTES DA UAB/UECE NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

VIVIANI MARIA BARBOSA SALES

244

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

JULIANA CÁSSIA DE SOUZA; MIRIAM NAVARRO DE CASTRO NUNES

218

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E-JOVEM (SEDUC/CE) A PARTIR DOS CONCEITOS DE BROADCAST E INTERATIVIDADE

DEMETRIUS OLIVEIRA TAHIM

61

CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

JACIARA DE SÁ CARVALHO

39

CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL

JORGE LUIZ PIEROBON

331

CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITRO REGIONAL CBV/CEAD – UNIMONTES: PERFILAMENTO DO ALUNADO, INDICADORES DE AVALIAÇÃO E CAMINHOS DE QUALIDADE

VIVIANNE MARGARETH CHAVES REIS

91

CURSOS EM EAD NAS ESCOLAS SUPERIORES DAS CARREIRAS JURÍDICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DOS CURSOS EXISTENTES NA ESCOLA SUPERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E NA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANA MARIA ALCANTARA

233

DESAFIOS DO ENSINO DA FILOSOFIA NA UEMA/MA: EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

LEILA AMUM ALLES BARBOSA

145

DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCUS NEVES, CLÁUDIA CENTENO, MIGUEL ORTH, FABIANE FRUET, JANETE OTTE

55

DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD

ROSÁRIA HELENA RUIZ NAKASHIMA

325

DIA DA BIOLOGIA UERJ NO POLO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CELLY CRISTINA A N SABA

369

DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL

RAMONY SILVA REIS OLIVEIRA

249

DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

VALÉRIA C.R. SARNIGHAUSEN

335

DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ELMA VALÉRIA LOPES

329

DISCIPLINA SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DA UFMG

PRISCILA MOREIRA

52

DO MOODLE À COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA

MADILEIDE DE OLIVEIRA DUARTE

93

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA

CLÁUDIA ALEXANDRA BOLELA SILVEIRA

364

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

ELIZABETE MONTEIRO DE AGUIAR PEREIRA

51

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

JULIANA ROSSI DUCI

216

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A ATIVIDADE COLABORATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

CAMILA E ANDREIA

271

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

SUSELEI AFFONSO

237

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA

DAYSE MARTINS HORA

29

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

CARLOS EDUARDO CANDIDO PEREIRA

239

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO.

ARLINDO FERNANDO P. DE C. JÚNIOR

124

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS

RENAN BERTHO

161

EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO

FERNANDO HENRIQUE ANDRADE ROSSIT

318

ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL

NAIOLA PAIVA DE MIRANDA

63

ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO

MATHEUS PEREIRA LOBO

276

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

GIANINE MARIA DE SOUZA PIERRO

155

ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

NARA DIAS BRITO

180

EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA

ANTONIO LUIZ FERNANDES MARQUES

254

EXPERIÊNCIAS DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA GERAL DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAD)

FABIO TOSHIRO TAQUICAVA HANASHIRO

277

FARÓIS DO CONHECIMENTO: OS POLOS DO SISTEMA UAB E SEUS COORDENADORES NAS REGIÕES NORDESTE, NORTE E SUL DO BRASIL

MARIA RENATA DA CRUZ DURAN

20

FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE

JÚLIO RESENDE COSTA

40

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

SELMA LEILA BERGO MARTINS

83

FOMENTO AO USO DAS TICS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE X: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

MARCIA TABORDA

230

FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O DISCURSO DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

ANA MARIA FALSARELLA

123

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL”

AGNALDO DE OLIVEIRA

72

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EAD: SUPERAÇÃO DE LIMITES E LIMITES DA SUPERAÇÃO.

ALINE GABRIELE PEREIRA E JACQUELINE DE CASTRO LARANJO

56

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EAD

GIOVANA QUINI FRIEDRICH

114

FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

LIANA BARCELOS PORTO

177

FORMAÇÂO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA

FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES

151

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD: FUNDAMENTOS E AÇÕES FORMATIVAS

ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO

172

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA?

MARIA DAS GRAÇAS FIGUEREDO DA SILVA DE REZENDE

270

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

TAITIÂNY KÁRITA BONZANINI

194

GESTÃO DA EAD NO BRASIL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE?

VALQUIRIA DE LIMA TAVARESE

257

GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR

GLAUBER SANTIAGO

66

IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD

ALESSANDRA FRACAROLI PEREZ

326

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE

DANIELLE FABIOLA DO NASCIMENTO

163

INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: INFLUÊNCIA DOS ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA ESPANHOLA

CARLA MALUF TOMAZELLA

128

INTERAÇÃOTUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS

BRUNA MONALISA SANTANA SANTOS

212

INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE

LUCIANA CRISTINA CARDOSO

47

INVESTIGANDO OS SENTIDOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA EXPERIÊNCIA DE EAD

ANDREA SALES BORGES DOS REIS

64

JOGOS ELETRÔNICOS MMUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL

LUZILEI ALIEL

228

LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISITO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

VIVIANE RAPOSO PIMENTA E LEONARDO MOREIRA PEREIRA

291

LINGUAGEM E CONHECIMENTO: MÍDIA, TERRITÓRIO, IDENTIDADE CULTURAL E SUAS INTERFACES COM AS TICS

INÊZ APARECIDA DE CARVALHO LEÃO E VICENTE DE PAULA LEÃO

222

LIVRO EM PUBLICAÇÃO DIGITAL INTERATIVA PARA EAD

DAIANY BERENICE ZAGO

78

MATERIAL DIDÁTICO E NOVAS TECNOLOGIAS EM EAD: HISTÓRICO E PROPOSTAS INOVADORAS

ANA ROBERTA ALCANTARA

207

MEDIAÇÃO PEDGÓGICA: DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO A DISTANCIA DE PROJETOS ESCOLAR-COMUNITÁRIOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UEMANET

MAIRA REJANE OLIVEIRA PEREIRA

367

MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ACADÊMICAS

GLÁUCIA JORGE E HÉRCULES CORRÊA

71

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO NA MODALIDADE EAD.

ELISA GOMES MAGALHÃES

30

O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA

ARIANE RANZANI

154

O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCAR: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?

ALINE SOMMERHALDER

213

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO

SELMA MARIA SILVA DO NASCIMENTO

140

O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: REFLEXÕES E RESULTADOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA

ANA PAULA DE LIMA RODRIGUES

159

O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO

ANA PAULA GESTOSO DE SOUZA

181

O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO

ROSELAINE RIPA

45

O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM

SOLANGE SARDI GIMENES

220

O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LAÍSSA RODRIGUES ESPOSTI PACHECO

262

O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LEONARDO NOGUEIRA DA SILVA FILHO

236

O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL OFERTADO PELO CAMPUS EAD-IFRN: CAUSAS POSSÍVEIS

ALEXSANDRO PAULINO DE OLIVEIRA

54

O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES

MARIA BETANEA PLATZER

147

O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES

DÉBORA CRISTINA MASSETTO

199

O USO DE FERRAMENTAS MULTIMIDÍAS E DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUÍSA EMÍLIA LIMA DE MORAES MINUS

31

O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA

MARIA SÍLVIA CINTRA MARTINS

69

OFERTA E EXPANSÃO DA PÓS GRADUAÇÃO PÚBLICA VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SEBASTIÃO PEREIRA DOS SANTOS

109

OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA

JAQUELINE COSTA CASTILHO MOREIRA

135

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELO TUTOR DA DISCIPLINA TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II NAS FERRAMENTAS CHAT, FÓRUM, WIKI E QUESTIONÁRIO.

SIMONE FERREIRA DE ASSIS

368

OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FABRÍCIA VELLASQUEZ

112

PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA USP/UNIVESP

IVAN PAGNOSSIN, CAROLINA COSTA CAVALCANTI E ROBERTA SOLEDADE

319

PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) QUANT A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA

ZILMAR SANTOS CARDOSO

168

POLO UAB DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO A FORMAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS

JOELMA CELLIN

370

PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: MATERIAL DIDÁTICO E TUTORIA NA CONSTRUÇÃO DA SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA

FABRÍCIA VELLASQUEZ PAIVA

189

PRÁTICA E ENSINO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UFSCAR

JANE BORGES

283

PRÁTICAS FORMATIVAS NA EAD: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS ENTRE O VIRTUAL E O REAL

ARIÁDNE JOSEANE FÉLIX QUINTELA

248

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MOODLE - MÚSICA UAB UFSCAR

WAINE TEIXEIRA JÚNIOR

82

PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO


347

PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS NA SEAD-UFSCAR

IAN RITTMEISTER MAZZEU

42

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE

ELMARA PEREIRA DE SOUZA

16

PRODUÇÃO EM REDE DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES DO PROGRAMA TELECENTROS.BR

LUCIANA ZENHA

115

PROFESSOR EM EAD: SABERES CONSTITUÍDOS LIÇÕES APRENDIDAS

SILVIANE DA SILVA ROCHA

57

PROGRAMA REDE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E A INSTITUIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

CICERA APARECIDA LIMA MALHEIRO

219

PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

GLÁUCIA MARIA CAVASIN

191

PROPOSTA DE UMA PLATAFORMA DE SOFTWARE PARA A MELHORIA DA GESTÃO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS

TATIANA SILVA DE ALENCAR

198

PROPOSTA DE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM FRONTER COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

JERUSHA MATTOS CÂMARA

269

REDE DE SENSORES LÓGICOS PARA AUXILIAR O MONITORAMENTO DE AVALIAÇÕES ONLINE EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

JULIANA STOCCO

183

REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

CLÁUDIA FRANZÃO E ELAINE SANT'ANNA

253

REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD

REGINA COELI VIEIRA MACHADO

337

REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

CARMEM PANDINI

179

REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL

MARCIO DA COSTA BERBAT

258

REGIÃO NORTE, POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DE POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

GRACIETE PANTOJA ANTUNES

170

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS

MÍRIAN QUEIROZ DE SOUZA DANIEL; MARIA ANGÉLICA ARAÚJO RIBEIRO

332

SACERDOTI SUNT A MAGISTER? IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EAD

MARI INEZ TAVARES

214

SOBRE OS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O SONHO DE (NÃO) SER PROFESSOR

SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS

305

TECNOLOGIA, VULNERABILIDADE HUMANA E A FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SUIANE COSTA FEREIRA

365

TEORIAS DE APRENDIZAGENS NA EAD: FUNDAMENTAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INTERACIONAL

REGINALDO APARECIDO GOTARDO

162

TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO: POSSIBILIDADES DOS RELATÓRIOS DO MOODLE

DANILO GARCIA DA SILVA; KÁTIA MOROSOV ALONSO; CRISTIANO MACIEL

119

TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FLÁVIO AMÉRICO TONNETTI

74

TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE

ELISSANDRA SILVA SANTOS

310

TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

FRANCISNAINE PRISCILA MARTINS DE OLIVEIRA

260

TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUÍS CLÁUDIO DALLIER SALDANHA

246

UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

DEYS ARAÚJO DA SILVA

18

UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA

ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER

317

UMA FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE SELEÇÃO ONLINE

ANTÔNIO ARTUR DE SOUZA; DANIELE OLIVEIRA XAVIER;

274

USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO

WAGNER ANTONIO JUNIOR

323

USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM

LIZIANY MULLER

294

VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL

CRISTINA TOURINHO

243

VIVÊNCIAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

FERNANDO PAULO ROSA DE FREITAS



ISSN: 2316-8722