RELAÇÃO FINAL DE TRABALHOS APROVADOS para apresentaçao no SIED-EnPED 2012.
Obs.1. Incluimos os apresentadores dos trabalhos para relembrar a orientação do evento: um trabalho pode ter mais de um um autor ou apresentador, mas um autor só poderá apresentar apenas um trabalho. Para receber certificado e ter seu trabalho incluído nos anais, todos os apresentadores devem estar inscritos no evento (pagando inscrição).
Obs.2. Esta relação inclui TODOS os trabalhos aprovados para apresentação no SIED-EnPED. Entretanto, somente os trabalhos que incorporarem as reformulações propostas pelos avaliadores (especialistas e analistas técnicos) entrarão nos anais dos eventos.
Obs.3. As orientações sobre como os trabalhos foram avaliados estão no site do evento e as orientações específicas do que deve ser incorporado na versão final do trabalho seguirá por email. Pedimos que todos os autores com trabalhos aprovados observem no sistema se há anexo dos avaliadores com indicação de alterações (clique aqui para ver o tutorial de como ver os anexos e como enviar a versão final do trabalho).
Obs.4: Em atendimento a diversos pedidos de autores, estamos prorrogando para o dia 25 de agosto (preferencialmente antes das 18h).
Relação FINAL de Trabalhos - SIED-EnPED 2012
Cod. |
TÍTULO DO TRABALHO |
APRESENTADOR |
111 |
A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES |
FABIANO LEMOS PEREIRA |
24 |
A ATIVIDADE DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA “ESTUDOS EM TRADUÇÃO LITERÁRIA”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PROPOSTAS A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E ESTUDANTES DE LETRAS |
MARIA CLAUDIA BONTEMPI PIZZI |
232 |
A AULA: ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM |
DURCELINA ERENI PIMENTA ARRUDA |
152 |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL |
ANDRÉ G. CORRÊA |
215 |
A CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O MODELO E-LEARNING NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ |
ELAINE MANDELLI ARNS |
278 |
A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS |
FELIPE PEREIRA HEITMANN |
110 |
A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
KELLY KATIA DAMASCENO |
59 |
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA VIA COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
SILVANA CORBELLINI |
209 |
A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD |
DIOGO AUGUSTO GONÇALVES |
206 |
A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS |
PAULO ROBERTO MONTANARO |
148 |
A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METROLOGIA E DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE: PROPOSTA PARA CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
LUIZ ANTONIO SILVA DOS SANTOS |
263 |
A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. |
CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS |
171 |
A EAD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA? |
RENATA GOMES DA SILVA |
58 |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CIDADÃ: POTÊNCIAS E DESAFIOS |
DIOVANA PAULA DE JESUS |
65 |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA |
TIAGO HENRIQUE KLENGEL BIASOTTO MENDES |
22 |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO |
JULIO CANDIDO DE MEIRELLES JUNIOR |
264 |
A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM - ES |
ADRIANA PAULA VIANA ALVES |
311 |
A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES. |
SILVANA SALES |
229 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES |
SANDRA REGINA DOS REIS RAMPAZZO / OKÇANA BATTINI |
295 |
A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
ANTONIO CAVALCANTE FILHO |
204 |
A IDENTIFICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EAD NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. |
MAIKE BAULER THEIS |
144 |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
RHAYANE STÉPHANE SILVA ANDRADE |
62 |
A INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROPRIAÇÃO OU RESIGNAÇÃO? |
NORINÊS PANICACCI BAHIA |
343 |
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: EM FOCO O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU |
MARISA PINHEIRO MOURAO |
334 |
A METODOLOGIA COLABORATIVA COM USO DE BLOGS DESENVOLVIDOSNA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
NESTOR ALMEIDA DA SILVA |
272 |
A PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UFMG |
JESSICA NORBERTO ROCHA |
336 |
A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS |
NANCI NEVES CARDIM |
157 |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA |
LUCIANE PENTEADO CHAQUIME |
88 |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOB O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
DANIELA SALGADO GONÇALVES DA SILVA |
284 |
A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA |
MARIA TERESA ZAMPIERI |
17 |
ABORDAGEM MULTIMÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A D DISTÂNCIA |
SUZI SAMÁ PINTO |
256 |
AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS |
UBIRATAN CAMPOS |
287 |
ALGUMAS DISCUSSÕES POSTADAS NO BLOG/GEPEF/UFSM RELACIONADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
ANA PAULA FACCO MAZZOCATO |
193 |
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO |
ANTONIO LUIZ SANTANA |
44 |
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG). |
LIMERCE FERREIRA LOPES |
261 |
ANÁLISE DA WEBCONFERÊNCIA COMO OBEJTO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LLICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - EAD - UFES |
JOELMA ABREU SILVA |
158 |
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL |
DANIEL MILL |
117 |
ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
MICHELY SANTOS ARAÚJO |
137 |
ANÁLISE DO BLOG DA BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SUA PROPOSTA COMO FERRAMENTA COMUNICACIONAL COM SEUS USUÁRIOS |
GISELE APARECIDA ZUTIN CASTELANI; DANIEL MILL (ORIENTADOR) |
300 |
APRENDIZAGEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS (NTI’S): REFLEXÕES SOBRE O AUTONOMIA X TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS X VALOR DE IDEIAS |
HELCIMARA AFFONSO DE SOUZA |
43 |
APRENDIZAGEM NAS REDES SOCIAIS: COLABORAÇÃO ONLINE NA PRÁTICA DE ENSINO PRESENCIAL |
ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA |
131 |
APRESENTAÇÕES VIRTUAIS MULTIMÍDIA: A EXPERIÊNCIA DO LATIC/UERJ |
MARCIA TABORDA |
339 |
AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE |
ELIAMAR GODOI |
338 |
AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN |
CARLA AGUIAR FALCÃO |
146 |
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM |
FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE GÓES |
241 |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL |
DIOGO SILVA CHAGAS |
245 |
AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO |
ENI DE FARIA SENA |
279 |
ATITUDE PROATIVA E PRAXIS POLITICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL NA PEDAGOGIA EAD SEMIPRESENCIAL |
ANA KERLLY SOUZA DA COSTA |
153 |
ATIVIDADES ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR: REDIMENSIONAMENTO |
ENIO BORBA CARLI |
314 |
ATUAÇÃO DO PROFESSOR –TUTOR NO CONTEXTO DA DROMOCRACIA CIBERCULTURAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
DEISE SANTOS DO NASCIMENTO |
97 |
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
MARCO ANTONIO NICOTARI |
373 |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU |
MARISA PINHEIRO MOURAO |
37 |
AVALIAÇÃO E GESTÃO DA TUTORIA: UMA DUPLA PERFEITA PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO |
KARINA ABRANCHES DE FARIA BERTI |
307 |
AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS |
HELIO DE OLIVEIRA |
251 |
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE TUTORES |
CARLA DA CONCEIÇÃO DE LIMA |
205 |
AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
LETÍCIA PALHARES FERREIRA |
348 |
AVALIANDO UM CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE |
CARMEN MARIA CASQUEL MONTI JULIANI |
106 |
BREVES DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS ANOS NOVENTA ATÉ O MOMENTO ATUAL |
EDIANE CAROLINA PEIXOTO LOPES MATURANO |
289 |
CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
LUCIANE M. CORTE REAL |
192 |
CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL |
MONICA PAGEL EIDELWEIN |
164 |
CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU-SENSU) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
REGIANE SEDENHO DE MORAIS |
178 |
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO TUTORIAL |
FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES |
176 |
COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. |
STELAMARY APARECIDA DESPINCIERI |
363 |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA |
395 |
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL |
INAJARA SALLES VIANA NEVES |
293 |
CONHECIMENTO E HABILIDADES DOS DOCENTES DA UAB/UECE NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS |
VIVIANI MARIA BARBOSA SALES |
244 |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
JULIANA CÁSSIA DE SOUZA; MIRIAM NAVARRO DE CASTRO NUNES |
218 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E-JOVEM (SEDUC/CE) A PARTIR DOS CONCEITOS DE BROADCAST E INTERATIVIDADE |
DEMETRIUS OLIVEIRA TAHIM |
61 |
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
JACIARA DE SÁ CARVALHO |
39 |
CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL |
JORGE LUIZ PIEROBON |
331 |
CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITRO REGIONAL CBV/CEAD – UNIMONTES: PERFILAMENTO DO ALUNADO, INDICADORES DE AVALIAÇÃO E CAMINHOS DE QUALIDADE |
VIVIANNE MARGARETH CHAVES REIS |
91 |
CURSOS EM EAD NAS ESCOLAS SUPERIORES DAS CARREIRAS JURÍDICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DOS CURSOS EXISTENTES NA ESCOLA SUPERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E NA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
ANA MARIA ALCANTARA |
233 |
DESAFIOS DO ENSINO DA FILOSOFIA NA UEMA/MA: EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
LEILA AMUM ALLES BARBOSA |
145 |
DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
MARCUS NEVES, CLÁUDIA CENTENO, MIGUEL ORTH, FABIANE FRUET, JANETE OTTE |
55 |
DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD |
ROSÁRIA HELENA RUIZ NAKASHIMA |
325 |
DIA DA BIOLOGIA UERJ NO POLO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
CELLY CRISTINA A N SABA |
369 |
DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL |
RAMONY SILVA REIS OLIVEIRA |
249 |
DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL |
VALÉRIA C.R. SARNIGHAUSEN |
335 |
DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
ELMA VALÉRIA LOPES |
329 |
DISCIPLINA SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DA UFMG |
PRISCILA MOREIRA |
52 |
DO MOODLE À COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA |
MADILEIDE DE OLIVEIRA DUARTE |
93 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA |
CLÁUDIA ALEXANDRA BOLELA SILVEIRA |
364 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
ELIZABETE MONTEIRO DE AGUIAR PEREIRA |
51 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. |
JULIANA ROSSI DUCI |
216 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A ATIVIDADE COLABORATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
CAMILA E ANDREIA |
271 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
SUSELEI AFFONSO |
237 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA |
DAYSE MARTINS HORA |
29 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. |
CARLOS EDUARDO CANDIDO PEREIRA |
239 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO. |
ARLINDO FERNANDO P. DE C. JÚNIOR |
124 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
RENAN BERTHO |
161 |
EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO |
FERNANDO HENRIQUE ANDRADE ROSSIT |
318 |
ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL |
NAIOLA PAIVA DE MIRANDA |
63 |
ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO |
MATHEUS PEREIRA LOBO |
276 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD |
GIANINE MARIA DE SOUZA PIERRO |
155 |
ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
NARA DIAS BRITO |
180 |
EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA |
ANTONIO LUIZ FERNANDES MARQUES |
254 |
EXPERIÊNCIAS DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA GERAL DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAD) |
FABIO TOSHIRO TAQUICAVA HANASHIRO |
277 |
FARÓIS DO CONHECIMENTO: OS POLOS DO SISTEMA UAB E SEUS COORDENADORES NAS REGIÕES NORDESTE, NORTE E SUL DO BRASIL |
MARIA RENATA DA CRUZ DURAN |
20 |
FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE |
JÚLIO RESENDE COSTA |
40 |
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
SELMA LEILA BERGO MARTINS |
83 |
FOMENTO AO USO DAS TICS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE X: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO |
MARCIA TABORDA |
230 |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O DISCURSO DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA |
ANA MARIA FALSARELLA |
123 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL” |
AGNALDO DE OLIVEIRA |
72 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EAD: SUPERAÇÃO DE LIMITES E LIMITES DA SUPERAÇÃO. |
ALINE GABRIELE PEREIRA E JACQUELINE DE CASTRO LARANJO |
56 |
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EAD |
GIOVANA QUINI FRIEDRICH |
114 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS |
LIANA BARCELOS PORTO |
177 |
FORMAÇÂO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA |
FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES |
151 |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD: FUNDAMENTOS E AÇÕES FORMATIVAS |
ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO |
172 |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA? |
MARIA DAS GRAÇAS FIGUEREDO DA SILVA DE REZENDE |
270 |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. |
TAITIÂNY KÁRITA BONZANINI |
194 |
GESTÃO DA EAD NO BRASIL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE? |
VALQUIRIA DE LIMA TAVARESE |
257 |
GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR |
GLAUBER SANTIAGO |
66 |
IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD |
ALESSANDRA FRACAROLI PEREZ |
326 |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE |
DANIELLE FABIOLA DO NASCIMENTO |
163 |
INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: INFLUÊNCIA DOS ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
CARLA MALUF TOMAZELLA |
128 |
INTERAÇÃOTUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS |
BRUNA MONALISA SANTANA SANTOS |
212 |
INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE |
LUCIANA CRISTINA CARDOSO |
47 |
INVESTIGANDO OS SENTIDOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA EXPERIÊNCIA DE EAD |
ANDREA SALES BORGES DOS REIS |
64 |
JOGOS ELETRÔNICOS MMUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL |
LUZILEI ALIEL |
228 |
LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISITO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA |
VIVIANE RAPOSO PIMENTA E LEONARDO MOREIRA PEREIRA |
291 |
LINGUAGEM E CONHECIMENTO: MÍDIA, TERRITÓRIO, IDENTIDADE CULTURAL E SUAS INTERFACES COM AS TICS |
INÊZ APARECIDA DE CARVALHO LEÃO E VICENTE DE PAULA LEÃO |
222 |
LIVRO EM PUBLICAÇÃO DIGITAL INTERATIVA PARA EAD |
DAIANY BERENICE ZAGO |
78 |
MATERIAL DIDÁTICO E NOVAS TECNOLOGIAS EM EAD: HISTÓRICO E PROPOSTAS INOVADORAS |
ANA ROBERTA ALCANTARA |
207 |
MEDIAÇÃO PEDGÓGICA: DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO A DISTANCIA DE PROJETOS ESCOLAR-COMUNITÁRIOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UEMANET |
MAIRA REJANE OLIVEIRA PEREIRA |
367 |
MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ACADÊMICAS |
GLÁUCIA JORGE E HÉRCULES CORRÊA |
71 |
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO NA MODALIDADE EAD. |
ELISA GOMES MAGALHÃES |
30 |
O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA |
ARIANE RANZANI |
154 |
O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCAR: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO? |
ALINE SOMMERHALDER |
213 |
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO |
SELMA MARIA SILVA DO NASCIMENTO |
140 |
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: REFLEXÕES E RESULTADOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA |
ANA PAULA DE LIMA RODRIGUES |
159 |
O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO |
ANA PAULA GESTOSO DE SOUZA |
181 |
O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO |
ROSELAINE RIPA |
45 |
O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM |
SOLANGE SARDI GIMENES |
220 |
O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
LAÍSSA RODRIGUES ESPOSTI PACHECO |
262 |
O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
LEONARDO NOGUEIRA DA SILVA FILHO |
236 |
O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL OFERTADO PELO CAMPUS EAD-IFRN: CAUSAS POSSÍVEIS |
ALEXSANDRO PAULINO DE OLIVEIRA |
54 |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES |
MARIA BETANEA PLATZER |
147 |
O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES |
DÉBORA CRISTINA MASSETTO |
199 |
O USO DE FERRAMENTAS MULTIMIDÍAS E DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
LUÍSA EMÍLIA LIMA DE MORAES MINUS |
31 |
O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA |
MARIA SÍLVIA CINTRA MARTINS |
69 |
OFERTA E EXPANSÃO DA PÓS GRADUAÇÃO PÚBLICA VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
SEBASTIÃO PEREIRA DOS SANTOS |
109 |
OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA |
JAQUELINE COSTA CASTILHO MOREIRA |
135 |
OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELO TUTOR DA DISCIPLINA TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II NAS FERRAMENTAS CHAT, FÓRUM, WIKI E QUESTIONÁRIO. |
SIMONE FERREIRA DE ASSIS |
368 |
OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
FABRÍCIA VELLASQUEZ |
112 |
PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA USP/UNIVESP |
IVAN PAGNOSSIN, CAROLINA COSTA CAVALCANTI E ROBERTA SOLEDADE |
319 |
PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) QUANT A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA |
ZILMAR SANTOS CARDOSO |
168 |
POLO UAB DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO A FORMAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS |
JOELMA CELLIN |
370 |
PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: MATERIAL DIDÁTICO E TUTORIA NA CONSTRUÇÃO DA SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA |
FABRÍCIA VELLASQUEZ PAIVA |
189 |
PRÁTICA E ENSINO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UFSCAR |
JANE BORGES |
283 |
PRÁTICAS FORMATIVAS NA EAD: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS ENTRE O VIRTUAL E O REAL |
ARIÁDNE JOSEANE FÉLIX QUINTELA |
248 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MOODLE - MÚSICA UAB UFSCAR |
WAINE TEIXEIRA JÚNIOR |
82 |
PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO |
|
347 |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS NA SEAD-UFSCAR |
IAN RITTMEISTER MAZZEU |
42 |
PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE |
ELMARA PEREIRA DE SOUZA |
16 |
PRODUÇÃO EM REDE DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES DO PROGRAMA TELECENTROS.BR |
LUCIANA ZENHA |
115 |
PROFESSOR EM EAD: SABERES CONSTITUÍDOS LIÇÕES APRENDIDAS |
SILVIANE DA SILVA ROCHA |
57 |
PROGRAMA REDE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E A INSTITUIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA |
CICERA APARECIDA LIMA MALHEIRO |
219 |
PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
GLÁUCIA MARIA CAVASIN |
191 |
PROPOSTA DE UMA PLATAFORMA DE SOFTWARE PARA A MELHORIA DA GESTÃO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS |
TATIANA SILVA DE ALENCAR |
198 |
PROPOSTA DE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM FRONTER COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. |
JERUSHA MATTOS CÂMARA |
269 |
REDE DE SENSORES LÓGICOS PARA AUXILIAR O MONITORAMENTO DE AVALIAÇÕES ONLINE EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
JULIANA STOCCO |
183 |
REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO |
CLÁUDIA FRANZÃO E ELAINE SANT'ANNA |
253 |
REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD |
REGINA COELI VIEIRA MACHADO |
337 |
REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
CARMEM PANDINI |
179 |
REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL |
MARCIO DA COSTA BERBAT |
258 |
REGIÃO NORTE, POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DE POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
GRACIETE PANTOJA ANTUNES |
170 |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS |
MÍRIAN QUEIROZ DE SOUZA DANIEL; MARIA ANGÉLICA ARAÚJO RIBEIRO |
332 |
SACERDOTI SUNT A MAGISTER? IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EAD |
MARI INEZ TAVARES |
214 |
SOBRE OS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O SONHO DE (NÃO) SER PROFESSOR |
SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS |
305 |
TECNOLOGIA, VULNERABILIDADE HUMANA E A FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
SUIANE COSTA FEREIRA |
365 |
TEORIAS DE APRENDIZAGENS NA EAD: FUNDAMENTAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INTERACIONAL |
REGINALDO APARECIDO GOTARDO |
162 |
TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO: POSSIBILIDADES DOS RELATÓRIOS DO MOODLE |
DANILO GARCIA DA SILVA; KÁTIA MOROSOV ALONSO; CRISTIANO MACIEL |
119 |
TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
FLÁVIO AMÉRICO TONNETTI |
74 |
TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE |
ELISSANDRA SILVA SANTOS |
310 |
TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
FRANCISNAINE PRISCILA MARTINS DE OLIVEIRA |
260 |
TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
LUÍS CLÁUDIO DALLIER SALDANHA |
246 |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) |
DEYS ARAÚJO DA SILVA |
18 |
UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA |
ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER |
317 |
UMA FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE SELEÇÃO ONLINE |
ANTÔNIO ARTUR DE SOUZA; DANIELE OLIVEIRA XAVIER; |
274 |
USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO |
WAGNER ANTONIO JUNIOR |
323 |
USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM |
LIZIANY MULLER |
294 |
VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL |
CRISTINA TOURINHO |
243 |
VIVÊNCIAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
FERNANDO PAULO ROSA DE FREITAS |
ISSN: 2316-8722