Sumário

Trabalhos organizados por ordem alfabética:

CodTrabalho

TÍTULO

111

A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES

24

A ATIVIDADE DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA “ESTUDOS EM TRADUÇÃO LITERÁRIA”: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PROPOSTAS A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E ESTUDANTES DE LETRAS

232

A AULA: ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

152

A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EAD: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL

215

A CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O MODELO E-LEARNING NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

278

A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS

110

A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

59

A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA VIA COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

209

A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS INTERATIVOS EM TRÊS DIMENSÕES PARA EAD

206

A CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O DIÁLOGO NA EAD: ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA LEITURA DE BAKHTIN, VYGOTSKY E JENKINS

148

A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METROLOGIA E DA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE: PROPOSTA PARA CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

263

A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES.

171

A EAD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO  ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA?

58

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO CIDADÃ: POTÊNCIAS E DESAFIOS

65

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA

22

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

264

A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: O POLO PRESENCIAL DE ITAPEMIRIM - ES

311

A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES.

229

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES

295

A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

204

A IDENTIFICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EAD NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

144

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

62

A INFORMÁTICA EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROPRIAÇÃO OU RESIGNAÇÃO?

343

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL:  EM FOCO O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU

334

A METODOLOGIA COLABORATIVA COM USO DE BLOGS DESENVOLVIDOS NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

272

A PERCEPÇÃO DA CIÊNCIA PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UFMG

336

A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS

157

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA

88

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOB O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

284

A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA

17

ABORDAGEM MULTIMÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A D DISTÂNCIA

256

AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS

287

ALGUMAS DISCUSSÕES POSTADAS NO BLOG/GEPEF/UFSM RELACIONADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

193

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

44

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO:  UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG).

261

ANÁLISE DA WEBCONFERÊNCIA COMO OBEJTO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - EAD - UFES

158

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES  DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL

117

ANÁLISE DE INTERAÇÕES TUTOR-ALUNO COM ÊNFASE NA AFETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

137

ANÁLISE DO BLOG DA BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SUA PROPOSTA COMO FERRAMENTA COMUNICACIONAL COM SEUS USUÁRIOS

43

APRENDIZAGEM NAS REDES SOCIAIS: COLABORAÇÃO ONLINE NA PRÁTICA DE ENSINO PRESENCIAL

131

APRESENTAÇÕES VIRTUAIS MULTIMÍDIA: A EXPERIÊNCIA DO LATIC/UERJ

339

AS ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM CURSO ON-LINE

338

AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN

146

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

241

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL

245

AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

279

ATITUDE PROATIVA E PRAXIS POLITICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL NA PEDAGOGIA EAD SEMIPRESENCIAL

153

ATIVIDADES ON-LINE NO ENSINO SUPERIOR: REDIMENSIONAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL PARA DOCENTES E ALUNOS

314

ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR NO CONTEXTO DA DROMOCRACIA CIBERCULTURAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

97

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

373

AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU

37

AVALIAÇÃO E GESTÃO DA TUTORIA: UMA DUPLA PERFEITA PARA O BOM ANDAMENTO DO CURSO

307

AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM EM FÓRUNS VIRTUAIS

251

AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE TUTORES

205

AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

348

AVALIANDO UM CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

106

BREVES DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS ANOS NOVENTA ATÉ O MOMENTO ATUAL

289

CALEIDOSCÓPIO: AS MULTIVISÕES FACETADAS DA PESQUISA COOPERATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

192

CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL

164

CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU-SENSU) NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

178

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS AO TRABALHO TUTORIAL

176

COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

363

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

395

CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA NA DOCÊNCIA VIRTUAL

293

CONHECIMENTO E HABILIDADES DOS DOCENTES DA UAB/UECE NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

244

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

218

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E-JOVEM (SEDUC/CE) A PARTIR DOS CONCEITOS DE BROADCAST E INTERATIVIDADE

61

CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

39

CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS CENTROS CULTURAIS E MUSEUS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO VIRTUAL

331

CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITRO REGIONAL CBV/CEAD – UNIMONTES: PERFILAMENTO DO ALUNADO, INDICADORES DE AVALIAÇÃO E CAMINHOS DE QUALIDADE

91

CURSOS EM EAD NAS ESCOLAS SUPERIORES DAS CARREIRAS JURÍDICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DOS CURSOS EXISTENTES NA ESCOLA SUPERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E NA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

233

DESAFIOS DO ENSINO DA FILOSOFIA NA UEMA/MA: EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

281

DESAFIOS NA GESTÃO DA EAD: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE POLOS MODELOS COMO UNIDADES GESTORAS

145

DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

55

DESIGN INTEGRADO E ARTICULAÇÃO DIALÉTICA  DAS DIMENSÕES AVALIATIVAS NA EAD

325

DIA DA BIOLOGIA UERJ NO POLO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

369

DIDATICIDADE NA/DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA VIRTUAL

249

DINÂMICA ORGANIZACIONAL: ESFORÇOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

335

DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: DEBATENDO A CIDADANIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

329

DISCIPLINA SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DA UFMG

52

DO MOODLE À COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA

93

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA

364

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

51

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE EXCITADA: A RÉGUA E O COMPASSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

216

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A ATIVIDADE COLABORATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

271

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A INTERATIVIDADE COMO DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

237

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA

29

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

239

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS DE ENSINO.

124

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS

70

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO GLOBALIZADA MEDIADA PELOS INSTRUMENTOS DA TUTORIA.VENCENDO AS BARREIRAS DA EXCLUSÃO:ACESSIBILIDADE SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE, PARTICIPAÇÃO,CIDADANIA E DA ECOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

161

EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO

318

ELEMENTOS FORMADORES NA DOCÊNCIA DO TUTOR A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SEMIPRESENCIAL

63

ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO

276

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

155

ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

180

EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA

254

EXPERIÊNCIAS  DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA GERAL DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAD)

20

FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE

40

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

83

FOMENTO AO USO DAS TICS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE X: UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

230

FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O DISCURSO DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

123

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITAR E “ESTAR JUNTO VIRTUAL”

72

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EAD: SUPERAÇÃO DE LIMITES E LIMITES DA SUPERAÇÃO.

56

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EAD

114

FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

177

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA

151

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD: FUNDAMENTOS E AÇÕES FORMATIVAS

172

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA – QUE FORMAÇÃO É ESSA?

270

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

194

GESTÃO DA EAD NO BRASIL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE?

257

GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA DA UFSCAR

66

IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD

326

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE

163

INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: INFLUÊNCIA DOS ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA ESPANHOLA

128

INTERAÇÃOTUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS

212

INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE

47

INVESTIGANDO OS SENTIDOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE   NUMA EXPERIÊNCIA DE EAD

64

JOGOS ELETRÔNICOS MMUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL

228

LETRAMENTO DIGITAL COMO REQUISITO PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

291

LINGUAGEM E CONHECIMENTO: MÍDIA, TERRITÓRIO, IDENTIDADE CULTURAL E SUAS INTERFACES COM AS TICS

222

LIVRO EM PUBLICAÇÃO DIGITAL INTERATIVA PARA EAD

78

MATERIAL DIDÁTICO E NOVAS TECNOLOGIAS EM EAD: HISTÓRICO E PROPOSTAS INOVADORAS

207

MEDIAÇÃO PEDGÓGICA: DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO A DISTANCIA DE PROJETOS ESCOLAR-COMUNITÁRIOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UEMANET

367

MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ACADÊMICAS

71

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO NA MODALIDADE EAD.

30

O AVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES SOBRE A EAD E AS PRÁTICAS DE USO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA

154

O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB-UFSCAR: QUEM SÃO OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FORMAÇÃO?

213

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO

140

O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: REFLEXÕES E RESULTADOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA

159

O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO

181

O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO

45

O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM

220

O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO COMO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

262

O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

236

O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL OFERTADO PELO CAMPUS EAD-IFRN: CAUSAS POSSÍVEIS

54

O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES

147

O PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: A VISÃO DE PROFESSORAS INICIANTES EX-PARTICIPANTES

199

O USO DE FERRAMENTAS MULTIMIDÍAS E DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

31

O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA

69

OFERTA E EXPANSÃO DA PÓS GRADUAÇÃO PÚBLICA VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

109

OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ROMPENDO A VIRTUALIDADE TEÓRICA

135

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELO TUTOR DA DISCIPLINA TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO II NAS FERRAMENTAS CHAT, FÓRUM, WIKI E QUESTIONÁRIO.

368

OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

277

OS POLOS DO SISTEMA UAB E SEUS COORDENADORES NAS  REGIÕES NORDESTE, NORTE E SUL DO BRASIL

112

PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP/UNIVESP

319

PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/CEAD-UNIMONTES E A PREFÊNCIA PELO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) QUANT A DISPOSIÇÃO DO TEXTO E O ENTENDIMENTO DA LEITURA

168

POLO UAB DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO A FORMAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS

370

PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: MATERIAL DIDÁTICO E TUTORIA NA CONSTRUÇÃO DA SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA

189

PRÁTICA E ENSINO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NA UFSCAR

283

PRÁTICAS FORMATIVAS NA EAD: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS ENTRE O VIRTUAL E O REAL

248

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MOODLE - MÚSICA UAB UFSCAR

82

PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

347

PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS NA SEAD-UFSCAR

42

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE

16

PRODUÇÃO EM REDE DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS MONITORES DO PROGRAMA TELECENTROS.BR

115

PROFESSOR EM EAD: SABERES CONSTITUÍDOS LIÇÕES APRENDIDAS

57

PROGRAMA REDE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E A  INSTITUIÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

219

PROPOSTA DE EDITAL E ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

191

PROPOSTA DE UMA PLATAFORMA DE SOFTWARE PARA A MELHORIA DA GESTÃO DOS POLOS DE APOIO PRESENCIAIS

198

PROPOSTA DE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM FRONTER COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

269

REDE DE SENSORES LÓGICOS PARA AUXILIAR O MONITORAMENTO DE AVALIAÇÕES ONLINE EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

183

REDEFOR: UMA DAS PONTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO DOCENTE DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

253

REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD

337

REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NUM CURSO DE PEDAGÓGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

179

REFLEXÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA NO BRASIL

258

REGIÃO NORTE, POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DE POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

170

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS

332

SACERDOTI SUNT A MAGISTER? IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EAD

214

SOBRE OS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O SONHO DE (NÃO) SER PROFESSOR

305

TECNOLOGIA, VULNERABILIDADE HUMANA E A FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

365

TEORIAS DE APRENDIZAGENS NA EAD: FUNDAMENTAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INTERACIONAL

162

TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO: POSSIBILIDADES DOS RELATÓRIOS DO MOODLE

119

TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

74

TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE

310

TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

260

TUTORIA, LINGUAGEM E DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

246

UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

18

UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS À DISTÂNCIA

317

UMA FERRAMENTA PARA PROCESSOS DE SELEÇÃO ONLINE

274

USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO

323

USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM

294

VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL

243

VIVÊNCIAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA




ISSN: 2316-8722